Faça parte do grupo da alegria: previna-se no Carnaval e no ano inteiro!

08 de Fev de 2016 Ana Lucia Almeida
Além da distribuição de preservativos, programa realiza testes rápidos de HIV e sífilis gratuitos, que ficam prontos em 15 minutos

Comemore o Carnaval, de forma consciente. Esta é a mensagem dos técnicos do Programa Municipal de DST/Aids/Hepatites de São Bernardo do Campo para que todos possam se divertir sem colocar sua saúde em risco.

Só no domingo, dia 7, serão distribuídos mais de 25 mil preservativos aos foliões que forem prestigiar o desfile das escolas de samba da cidade, atrás do Ginásio Poliesportivo.

Além da distribuição de material informativo à população e de preservativos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o programa oferece outros serviços gratuitos à população. Veja quais:

Teste rápido do HIV e sífilis – O exame fica pronto em 15 minutos. Em caso de resultado positivo, o paciente é orientado e encaminhado imediatamente para tratamento.

Profilaxia Pós Exposição Sexual (PEP) – Estratégia recomendada nos casos de relações sexuais de risco de contato com o HIV – quando o parceiro sexual é sabidamente HIV positivo ou tem sorologia do HIV desconhecida e houve rompimento do preservativo ou sexo desprotegido. Diante de uma dessas situações, inicia-se o uso de medicações antirretrovirais, o que poderá evitar a contaminação da pessoa exposta.

Acompanhamento – Além da medicação, o serviço disponibiliza atendimento com equipes multidisciplinar, com acompanhamento com psicológico e assistente social

Tanto o teste rápido quanto a PEP estão disponíveis nas nove nas nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município e no Programa Municipal de DST/Aids/Hepatites, localizado no Hospital de Clínicas Municipal – Estrada dos Alvarenga, 1001. O serviço atende das 7h às 21h.