Famílias realizam sonho da casa própria às vésperas do Dia das Mães

06 de Mai de 2016 Aglaupe Grana
Prefeitura entrega as primeiras unidades do Projeto de Urbanização Integrada do Assentamento Capelinha/Cocaia

O Dia das Mães deste ano será mais especial para a aposentada Ilda Alves Ferreira Campos, que a partir de agora terá um novo lar. Ela é uma das contempladas com unidades habitacionais entregues na tarde desta sexta-feira (6) no Bairro Capelinha, na região do Riacho Grande. Ilda chegou ao bairro na década de 1980 com seus três filhos, e agora dividirá o novo lar com Denilson Ferreira Campos, um deles. “Quando cheguei ao bairro era bem diferente, pois as ruas eram bem ruins e tinha esgoto a céu aberto. O bairro está mudando para melhor”, conta, emocionada.

O projeto de Urbanização Integrada do Assentamento Capelinha/Cocaia entregou as primeiras 12 unidades. O benefício é resultado de demanda do Orçamento Participativo (OP), que resultou em contrato firmado entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As moradias têm dois quartos, sala/cozinha, lavanderia e banheiro, alguns adaptados para deficientes ou pessoas com mobilidade reduzida.

Durante o ato de entrega oficial, o prefeito conversou com os moradores e explicou sobre as etapas do processo da urbanização: “Assim que este bloco de residências ficou pronto nós realizamos a entrega, e assim será com os demais. Não importa o número de unidades entregues por etapa, o que importa é a satisfação das famílias que estão recebendo sua nova casa e também que vamos continuar o processo.”

Também estiveram presentes a secretária de Habitação, o secretário de Coordenação Governamental e de Serviços Urbanos e o superintendente da Caixa Econômica Federal Gilnei Peroni, além das representantes das associações de bairro Cocaia e Capelinha, Umbelina Lopes e Sílvia Vasconcelos.

A secretária de Habitação lembrou que o processo de regularização é constante e tido como prioridade pelo governo, “Desde 2009 foram entregues 4.834 unidades habitacionais na cidade. O direito à moradia digna é nosso compromisso. Aqui começamos com 12, mas daqui a pouco serão 194 – total de moradias previstas no projeto.”

Em ato oficial, foram entregues as chaves para os moradores, e a vendedora Adriana Cássio do Nascimento, que mora há 14 anos no bairro, foi uma das que se emocionou. “Quando cheguei aqui no bairro tinha medo de sair de casa à noite, era bem precário. Agora vemos a transformação que está acontecendo, tenho mais segurança e conforto, além da higiene no local, com a canalização do esgoto e a rua asfaltada”, conta ela, que irá morar na casa com o marido.

A dona de casa Ana Vasconcelos representou os moradores no cerimonial. Ela conta que o bairro precisava de atenção da Prefeitura, e que há muito esperavam investimentos. “Sou muito grata por ter uma moradia digna agora. A parceria com a Prefeitura foi muito boa, e a equipe de habitação sempre esteve presente para nos tirar dúvidas e trabalhando duro para o resultado chegar.” Ana vai morar na nova casa com o marido e quatro filhos, e diz que é um sonho realizado: “Consegui minha casa, e daqui a pouco outras pessoas também terão. É só ter fé.”

O projeto foi estruturado em três ações estratégicas: consolidação de urbanização e regularização fundiária de 608 moradias, produção de 194 unidades habitacionais e 17 comerciais. Também faz parte da iniciativa o trabalho social desenvolvido junto à comunidade. Com a entrega desta sexta-feira, a Prefeitura contabiliza 4.844 famílias beneficiadas com novas moradias desde 2009.