Ferrazópolis e região elegem prioridades para o orçamento

05 de Mai de 2016 Niceia de Freitas
Comunidade pôde escolher as demandas prioritárias para sua região e a cidade em mais uma plenária

Geraldo Sales da Costa e Eliane Aparecida Soares não se conhecem, mas têm em comum, além de serem moradores do Bairro Ferrazópolis, em São Bernardo - há 25 e 41 anos, respectivamente -, a conquista de mais qualidade de vida para sua comunidade. Isso aconteceu, por exemplo, com a instalação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e um centro comunitário na região de suas residências. Os novos equipamentos públicos são apenas alguns dos resultados alcançados pela comunidade por meio do Orçamento Participativo (OP), marca da atual gestão municipal.

Ex-metalúrgico, Geraldo disse ser testemunha das mudanças no bairro em função das plenárias do OP, quando a população pode ajudar a definir quais investimentos serão realizados pela Prefeitura em sua região e na cidade. “Não havia nada disso nos governos anteriores. Mas, desde 2010, conseguimos muitas melhorias, como a reforma da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Di Cavalcanti, revitalização do entorno do Jardim Paraíso, entre muitas outras coisas. Sem falar na nova UBS. Antes tínhamos que recorrer somente ao pronto-socorro”, disse.

Já a dona de casa Eliane realiza diversas atividades no Centro Comunitário Jácomo Guazzelli - que foi revitalizado graças à participação cidadã -, como aulas de zumba.

Foi para fazer com que suas vozes fossem ouvidas de novo, e pedir novas melhorias para a comunidade, que os dois moradores estiveram presentes na plenária do Orçamento Participativo (OP) 2017/2018 realizada na quinta-feira (4), no próprio Centro Comunitário Jácomo Guazzelli. O encontro reuniu moradores da chamada região H (uma das vinte em que a cidade foi dividida para a realização do processo participativo), que contempla, além do Ferrazópolis, os bairros Vila Formosa, Jardim Sabatini, Novo Horizonte, Jardim Leblon, Jardim Regina, Limpão, São Bernardo Mirim, Vila Boa Viagem, Vila do Tanque e Jardim Jesus de Nazareth.

Em cada uma das plenárias do OP, realizadas em toda a cidade, os moradores elegem três demandas prioritárias para a região e uma para a cidade. Os encontros tiveram início em 2 de maio e seguem até 1º de junho. No local, os participantes também elegem conselheiro e suplente, que têm o papel de definir as obras que entrarão no orçamento do próximo ano.

Na abertura do encontro, o secretário de Coordenação Governamental, que também responde pela pasta de Serviços Urbanos, reforçou a importância da participação da população na definição do orçamento municipal. “A melhor forma de governar é com a contribuição das pessoas, que podem apontar com mais facilidade as necessidades dos seus bairros”, explicou.

Durante a reunião, o prefeito destacou que as benfeitorias na região são resultado direto da participação popular. Ele também anunciou que no próximo dia 18 de maio será realizada audiência pública no Teatro Cacilda Becker sobre o projeto de construção do hospital de urgência e emergência, que será erguido no lugar do atual pronto socorro municipal.

Demandas – Para a região H, como resultado das plenárias dos anos anteriores, os moradores conquistaram a revitalização do Centro Cultural Jácomo Guazelli, revitalização da área do campo do Jardim Leblon e Rua da Conquista, além da reforma da Emeb Di Cavalcanti. Em andamento estão a ampliação da creche do Ferrazópolis, o projeto de urbanização do Jardim Regina e Limpão e a reforma da Emeb Mariana Benvinda da Costa.

As novas demandas consideradas prioritárias pela comunidade durante a plenária foram as revitalizações dos campos de futebol do Palmirinha e do Ferrazópolis, com a instalação de gramado sintético e iluminação; e reforma da quadra da Praça Várzea Alegre, no Jardim Regina. Para a cidade, os moradores requisitaram a restauração da Câmara de Cultura, na Rua Marechal Deodoro.

Os participantes também elegeram Luciene Neves Ferreira, como conselheira, e João Pereira de Melo Filho, suplente, para fazer parte do Conselho Municipal de Orçamento.

Essa é a quarta edição deliberativa do OP: na primeira, a população pôde escolher demandas para 2011/2012; na segunda, para 2013/2014; e, na terceira, para 2015/2016.

A próxima plenária deliberativa será na Região D, nesta quinta-feira (5), às 19h, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Aluísio Azevedo, localizada na Rua Cabral da Câmara, 57, no Jardim Calux.

Para ver calendário completo das plenárias deliberativas acesse aqui.