Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Fundação Criança forma turmas do Contando História e Lanchonete Escola

Fundação Criança forma turmas do Contando História e Lanchonete Escola

09 de Dez de 2015 Marco Borba
Cerimônia acontece sexta (11), no Sindicato dos Metalúrgicos

A Fundação Criança de São Bernardo do Campo realiza sexta-feira (11), às 18h30, no salão nobre do Sindicato dos Metalúrgicos (Rua João Basso, 231, Centro), a formatura integrada dos alunos dos projetos Contando História e Lanchonete Escola. As oficinas são desenvolvidas em parceria com Secretaria de Educação do município.

Entre os 145 formandos do Contando História, estão os alunos do Núcleo de Teatro e os que participam das atividades de contação de histórias infantojuvenil nas Escolas Musicais de Ensino Básico (Emebs) e auxiliam na rotina das Bibliotecas Interativas ao longo do ano. Já os 35 do projeto Lanchonete Escola iniciaram o curso em setembro. Outras duas turmas já se formaram este ano.

O curso de aprendiz de atendimento em lanchonetes dura três meses (200 horas) e atende jovens de 17 a 21 anos em situação de vulnerabilidade social. Iniciado em 2011, já capacitou cerca de 400 alunos. Os participantes – alguns atendidos pelos programas da Fundação e outros encaminhados por entidades assistenciais – têm aulas teóricas e práticas sobre produção de lanches, salgados, sucos, manipulação, conservação e distribuição de gêneros alimentícios.

Os alunos recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 200 para as despesas pessoais, vale transporte e certificado conferido pela Secretaria de Educação. Eles também têm aulas teóricas sobre cidadania, higiene pessoal e no ambiente de trabalho, e participam de discussões de temas do cotidiano, como o uso racional da água para evitar desperdícios.

Projetos – A iniciativa atende a jovens e adolescentes da cidade em situação de vulnerabilidade social e aqueles encaminhados à instituição pelo Sistema de Garantia de Direitos e pela rede de atendimento da infância e juventude (CRAS, CREAS, Sedesc, Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário, Fundação Criança e organizações). 

Considera-se em situação prioritária para inclusão nos projetos os jovens em situação de trabalho infantil; vivência de violência e/ou negligência; fora da escola ou com defasagem escolar superior a dois anos; em situação de acolhimento; em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto; egressos de medidas socioeducativas; situação de abuso e/ ou exploração sexual; com medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); crianças e adolescentes em situação de rua e os vulneráveis com deficiência.

As vagas são preenchidas observando-se a situação de vulnerabilidade ou risco social de cada inscrito. Têm prioridade aqueles encaminhados pelos diversos serviços de atendimento à criança e ao adolescente do município, levando-se em conta os serviços de Proteção Especial (alta e média complexidades) e Proteção Social Básica.

Contando História – O núcleo de teatro é uma das ações do programa Contando História, que tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária por meio de atividades que estimulam a convivência social e buscam abordar questões relevantes sobre a juventude, contribuindo na construção de novos conhecimentos.

A iniciativa oferece vivências teóricas e práticas em ações de cidadania por meio da arte e da cultura, atendendo também a missão de promover, defender e garantir os direitos humanos de crianças e adolescentes.