GCM de São Bernardo faz 16 anos e guardas são homenageados

13 de Ago de 2015 Marcelo Dorador
Corporação fundada em 12 de agosto de 1999 conta com aproximadamente 900 integrantes

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, comemorou na tarde desta quarta-feira (12) os 16 anos de criação da Guarda Civil Municipal (GCM). O evento foi realizado na sede da corporação, na Avenida Redenção, no Centro.

Na oportunidade, o comandante GCM Alexandre Bispo Martins falou sobre a importância no reforço à segurança proporcionado pela atuação do cerca de 900 integrantes da corporação. Distribuídos em seis inspetorias regionais e no Centro Integrado de Monitoramento (CIM), trabalham na proteção de próprios públicos e da população.

Ainda na cerimônia, foram homenageados com certificados -- representando os integrantes da GCM -- os guardas e o vigilante patrimonial que participaram, no dia 23 de julho, da ação que levou à prisão do homem acusado de ter estuprado pelo menos duas mulheres na região central da cidade.

Para o secretário de Segurança Urbana a homenagem realizada exatamente no dia em que se comemora a criação da GCM serviu também para mostrar a importância dos integrantes da Guarda: “Nossos esforços são realizados na questão da prevenção, e é sempre muito positivo quando podemos contribuir para reduzir a criminalidade. Parabéns aos GCMs envolvidos na ocorrência, pelos quais parabenizo a todos os integrantes de nossa GCM.”

O vigilante patrimonial José Nivaldo Lichote contribuiu na solução do caso, ao notar naquela noite de 23 de julho uma mulher sendo abordada por indivíduo que viria a ser identificado como o estuprador. Nivaldo revelou estar emocionado pela homenagem: “É um orgulho muito grande ser reconhecido pelo trabalho que exerço há 36 anos. Fico feliz por ter contribuído para uma cidade melhor.”

Além dos GCMs que atuaram diretamente na captura do criminoso, foi lembrado o trabalho realizado pela guarda Andréia Cristina Gonfinetti Melo no Centro Integrado de Monitoramento (CIM), de onde apoiou a ação dos colegas que estavam na rua. “Na hora temos de ter tranquilidade para conseguir orientar quem está externo, por meio do que vemos pelas câmeras. Fico feliz por ter dado tudo certo, e por ter sido lembrada por nossos esforços.”

Foram homenageados: o vigilante patrimonial José Nivaldo Lichote e os GCMS Maurício dos Santos, Pedro Victor da Silva, Andréia Cristina Gonfinetti Melo, Edmundo Nogueira Souza, Marcelo Macedo Zeni, Ronie Paulo Rogério e Khéssia Geliane da Silva Nascimento.