GCMs de SBC garantem a segurança dos alunos nas escolas municipais

02 de Out de 2015 Marcelo Dorador
Segurança Escolar, garante a entrada e saída dos alunos da cidade, inclusive a noite

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo do Campo, tem entre suas diversas atribuições, o programa Segurança Escolar. Desenvolvido das 6h às 23h, a GCM cuida da segurança tanto de alunos do Ensino Infantil e Básico (manhã e tarde), quanto dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo, na rede municipal de ensino.

Distribuídos em toda a cidade, os GCMs cuidam da entrada e saída dos alunos, além de desenvolver as ronda preventivas na região das escolas, a fim de promover a segurança tanto dos estudantes, como funcionários e população próxima a unidade de ensino.

O GCM 1ª Classe Franklin Medeiros que nesta sexta-feira realizou o trabalho na Escola de Ensino Básico (EMEB) Profª. Kazue Fuzinaka, no Rudge Ramos, esclarece que além da rotina de entrada e saída dos alunos, também são realizados os acompanhamentos fora de aula. “Fazemos também os acompanhamentos extraclasse acompanhando os alunos a parques e outros pontos importantes da região conforme solicitação da unidade de ensino”.

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal Alexandre Bispo, a organização da atuação da GCM é regionalizada. “As Inspetorias (seis na cidade) gerenciam a atuação do programa em sua região. Isso contribui na atuação da guarda, uma vez que possuem o conhecimento do dia a dia da área que atendem. E desta forma atuam tanto nas entradas e saídas, como e outras ações desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Educação”.

Para a dona de casa Regina Célia Silvério, o trabalho da Guarda é positivo e tranquiliza as famílias. “Eles estão sempre aqui, e isso é muito bom. Eles prestam um bom atendimento sempre cuidando da travessia e auxiliando as nossas crianças. Aqui temos uma avenida que é bem movimenta, e sem o empenho deles, seria perigoso. Em Janeiro quando escurece mais cedo a presença deles é fundamental”, ressaltou