Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Veículos equipados com câmeras ajudam no combate ao crack

Veículos equipados com câmeras ajudam no combate ao crack

10 de Nov de 2015 Marcelo Dorador
Equipamentos entregues pelo governo federal a SBC funcionam como central de monitoramento

A Guarda Civil Municipal de São Bernardo recebeu do Governo Federal, nesta terça-feira (10), equipamentos que fazem parte do programa ‘Crack, é possível vencer’. A corporação passou a contar com mais dois micro-ônibus com capacidade de monitoramento, quatro carros, quatro motocicletas e equipamentos de pequeno potencial ofensivo, como sprays de pimenta e pistolas de condutividade elétrica. A cerimônia de entrega, na sede da Secretaria de Segurança Urbana, no Centro, contou com a presença do prefeito da cidade.

O município aderiu ao programa federal em 2014. Desde então, a Prefeitura vem organizando e integrando seus sistemas de atendimento em saúde, segurança e assistência social de modo a oferecer um atendimento completo às pessoas dependentes dessa e de outras drogas. 

São três os eixos de atuação do programa: Prevenção, Cuidado e Autoridade. Esta última etapa, que pretende reduzir a oferta de drogas ilícitas, tem início justamente com a entrega dos equipamentos.

O eixo Prevenção trata da capacitação de profissionais que atuarão no programa, e o Cuidado, da melhoria da rede de atendimento e assistência ao usuário de drogas e seus familiares por meio, por exemplo, de unidades como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Como explicou o prefeito, a entrega dos equipamentos contribuirá ainda mais para as ações previstas pelo programa. “Não é fácil conseguir convencer alguém que tenha uma dependência concretizada, por mais prejudicial que isso seja para ela. É preciso um trabalho especializado e humanizado para atender o usuário e sua família. O programa do Governo Federal busca essa nova abordagem. Deixo aqui meus agradecimentos à presidenta Dilma Rousseff por esse investimento em nossa cidade.”

Algumas das unidades envolvidas no atendimento aos dependentes são, pela Secretaria de Saúde, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), a equipe do Consultório na Rua, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), República Álcool e Drogas (AD), República Infanto e Juvenil e o Núcleo de Trabalho e Arte.

Já a Secretaria de Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) atua por meio do serviço especializado para pessoas em situação de rua, o Centro POP; o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que acolhe as pessoas em vulnerabilidade social; e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O secretário de Segurança Urbana, Cícero Ribeiro Silva, revelou que, como parte do programa, também houve a capacitação de 82 guardas civis da cidade para atuaram junto aos dependentes. “Nossos guardas tem desenvolvido ações articuladas com a equipe do Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde e as equipes do POP Rua, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Com os novos equipamentos, poderemos atuar nos locais de incidência de uso e venda de substâncias, para auxiliar no enfrentamento deste problema.”