Hospital veterinário de São Bernardo chega ao centésimo atendimento ambulatorial

31 de Out de 2023 Vivian Rossi

Prefeito Orlando Morando acompanhou a consulta de número 100; marca foi registrada no quinto dia útil de funcionamento do espaço

Desde que abriu as portas, no último dia 24, o 1º Hospital Público Veterinário de São Bernardo já atendeu 100 animais da cidade, entre cães e gatos. O centésimo atendimento ocorreu nesta terça-feira (31/10) com o gatinho Fred, que passou por consulta para tratar de uma inflamação. Entre agendamentos e atendimentos emergenciais, já foram mais de 300 procedimentos realizados no local em apenas cinco dias de funcionamento.

Para o prefeito Orlando Morando, que acompanhou a consulta, o novo equipamento cumpre papel de saúde pública importante na cidade. “Desde que inauguramos o novo serviço, 100% das vagas foram preenchidas todos os dias, o que demonstra a necessidade deste equipamento, que oferece cuidado especializado com médicos veterinários e demais profissionais deste setor”, reforçou.

APROVAÇÃO - A tutora do gato Fred, Romilda de Santana Silva, ficou satisfeita com o atendimento recebido e com a estrutura oferecida pelo novo equipamento. “É muito importante que a gente tenha profissionais de saúde para cuidar dos nossos animais de estimação mesmo sem ter condições financeiras para arcar com os custos de um tratamento veterinário. O Fred já está com 12 anos e sei que, como qualquer idoso, agora precisará de mais acompanhamento médico. Por isso, a oferta desse serviço será fundamental na nossa família”, relatou.

SERVIÇO – O equipamento, instalado ao lado do Centro de Controle de Zoonoses (Avenida Dr. Rudge Ramos, 1.700, Rudge Ramos), funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com disponibilidade de 20 vagas por dia. A unidade oferece infraestrutura completa para consultas, castração, exames, raio-x, ultrassonografia, curativos, medicação, transfusão de sangue e cirurgias gerais e ortopédicas.

O atendimento é exclusivo para moradores inscritos no CadÚnico e protetores cadastrados junto ao CCZ. Mais informações podem ser conferidas no site https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/hospital-publico-veterinario.

INVESTIMENTO - O custeio anual do serviço demandará investimento de R$ 4,1 milhões por parte dos cofres públicos municipais. O equipamento foi contemplado com emenda da deputada estadual Carla Morando, no valor R$ 1,5 milhão. Todo o gerenciamento do hospital veterinário é feito pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), organização da sociedade civil ganhadora de chamamento público.