Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Hospital veterinário de São Bernardo chega ao centésimo atendimento ambulatorial

Hospital veterinário de São Bernardo chega ao centésimo atendimento ambulatorial

31 de Out de 2023 Vivian Rossi

Prefeito Orlando Morando acompanhou a consulta de número 100; marca foi registrada no quinto dia útil de funcionamento do espaço

Desde que abriu as portas, no último dia 24, o 1º Hospital Público Veterinário de São Bernardo já atendeu 100 animais da cidade, entre cães e gatos. O centésimo atendimento ocorreu nesta terça-feira (31/10) com o gatinho Fred, que passou por consulta para tratar de uma inflamação. Entre agendamentos e atendimentos emergenciais, já foram mais de 300 procedimentos realizados no local em apenas cinco dias de funcionamento.

Para o prefeito Orlando Morando, que acompanhou a consulta, o novo equipamento cumpre papel de saúde pública importante na cidade. “Desde que inauguramos o novo serviço, 100% das vagas foram preenchidas todos os dias, o que demonstra a necessidade deste equipamento, que oferece cuidado especializado com médicos veterinários e demais profissionais deste setor”, reforçou.

APROVAÇÃO - A tutora do gato Fred, Romilda de Santana Silva, ficou satisfeita com o atendimento recebido e com a estrutura oferecida pelo novo equipamento. “É muito importante que a gente tenha profissionais de saúde para cuidar dos nossos animais de estimação mesmo sem ter condições financeiras para arcar com os custos de um tratamento veterinário. O Fred já está com 12 anos e sei que, como qualquer idoso, agora precisará de mais acompanhamento médico. Por isso, a oferta desse serviço será fundamental na nossa família”, relatou.

SERVIÇO – O equipamento, instalado ao lado do Centro de Controle de Zoonoses (Avenida Dr. Rudge Ramos, 1.700, Rudge Ramos), funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com disponibilidade de 20 vagas por dia. A unidade oferece infraestrutura completa para consultas, castração, exames, raio-x, ultrassonografia, curativos, medicação, transfusão de sangue e cirurgias gerais e ortopédicas. 

O atendimento é exclusivo para moradores inscritos no CadÚnico e protetores cadastrados junto ao CCZ. Mais informações podem ser conferidas no site https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/hospital-publico-veterinario.

INVESTIMENTO - O custeio anual do serviço demandará investimento de R$ 4,1 milhões por parte dos cofres públicos municipais. O equipamento foi contemplado com emenda da deputada estadual Carla Morando, no valor R$ 1,5 milhão. Todo o gerenciamento do hospital veterinário é feito pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), organização da sociedade civil ganhadora de chamamento público.