Iniciativas do APL de Defesa motivam empresa a se instalar na cidade

18 de Mai de 2015 Niceia de Freitas
Empresa do setor de metalurgia teve apoio da Prefeitura e conseguiu ser fornecedora da Petrobras e da Marinha

O ambiente criado pela Prefeitura de São Bernardo na cidade, propício aos investimentos produtivos, alcançou mais um resultado: a Coatingtec Revestimentos Térmicos, empresa instalada em Santo André, está de mudança para o bairro Taboão, em São Bernardo. Um das razões da transferência é a necessidade de ampliar as instalações da empresa, que tem sido beneficiada pelas iniciativas do Arranjo Produtivo Local (APL) de Defesa de São Bernardo, instância capitaneada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET).

Empresa do setor de metalurgia que fornece para os ramos industriais do plástico, automobilístico e petróleo e gás, a Coatingtec conseguiu se credenciar, há cerca de um ano, para passar a fornecer também serviços para a Marinha e a Petrobras. “Fazemos parte do APL de Defesa e tivemos o apoio da Prefeitura de São Bernardo para nos cadastrar e sermos fornecedores para grandes companhias. Sem essa assessoria não teríamos conseguido”, explicou o sócio-proprietário, José Ailton da Silva Santos.

Criada há seis anos e com 20 funcionários, as perspectivas são positivas para a empresa. Santos disse que espera crescer 50% e dobrar o faturamento no período de um ano. A empresa sairá das atuais instalações de 400 m² para cerca de dois mil m² em São Bernardo. “Quero fechar novos contratos com potenciais clientes da área de petróleo e gás e, sem dúvida, esse apoio da Prefeitura tem sido fundamental”, disse.

Outros APLs coordenador pela SDET são dos Gráficos, Moveleiros, Economia Criativa, Autopeças, Ferramentaria, Bares e Restaurantes, Turismo, Pesqueiro e Têxtil e Confecção.

“As iniciativas da Prefeitura em parceria com universidades e sindicatos contribuem para que o setor privado identifique possibilidades. No caso da Coatingtec foram essenciais as ações nas áreas de defesa, petróleo e gás”, disse o secretário da Pasta.

O APL de Defesa de São Bernardo foi criado em 2013 e, entre outros objetivos, busca inserir as empresas da região na cadeia produtiva do setor tendo em vista o potencial deste mercado nos próximos anos, com o fortalecimento da base industrial de defesa e a consequente diminuição da dependência de fornecedores estrangeiros de produtos e serviços. Em 2013, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a escolha do modelo Gripen NG, da sueca Saab, para a renovação da Força Aérea Brasileira (FAB).