Faixa de ônibus na Av. Rudge Ramos diminui tempo de viagem

10 de Ago de 2015 Niceia de Freitas
Corredor, implantado pela Prefeitura de SBC, também aumentou velocidade média e segurança dos ônibus municipais

A faixa exclusiva de ônibus implantada pela Prefeitura de São Bernardo na Avenida Dr. Rudge Ramos, que completa um ano nesta terça-feira (11), já apresenta resultados positivos. Os ônibus municipais que operam na linha reduziram em oito minutos, em média, o tempo de viagem. O trecho, de cerca de três quilômetros, funciona entre o Largo São João Batista e a Vila Império, na divisa com São Paulo. A medida faz parte do plano da atual gestão de melhorar as condições de mobilidade na cidade.

A via é importante eixo de ligação entre o Centro de São Bernardo, o Rudge Ramos/Taboão e a divisa com a Região Metropolitana de São Paulo.

Com a faixa, há a limitação da circulação de veículos de passeio em horários específicos. O trecho é exclusivo para os ônibus em dois períodos: pela manhã, das 6h às 9h, e, à tarde, das 17h às 19h30.

“Isso é um ganho para os usuários. A partir da faixa exclusiva, os coletivos cumprem o horário programado. A pontualidade é o que interessa ao passageiro, além da segurança. Com o tratamento diferenciado para o transporte público, melhoramos a circulação e a qualidade de vida da população”, disse o diretor Operacional da Empresa de Transporte Coletivo de São Bernardo (ETCSBC), Alberto Alécio Batista.

Os ônibus que operam no corredor transportam 82 mil usuários por dia no horário de pico. Para atender à demanda atuam naquela região 14 linhas municipais, 188 veículos, que realizam 53 viagens. Já o transporte coletivo de todo o município possui uma frota de 380 veículos, 60 linhas com carregamento aproximado de 250 mil passageiros por dia útil.

Mais rápido - Outro benefício da medida foi o aumento da velocidade média operacional, que subiu de 12,4 quilômetros por hora para 28,8 quilômetros por hora. “O corredor também proporcionou mais segurança no embarque e desembarque de passageiros”, acrescentou Alécio.

De acordo com a ETC, o Rudge Ramos foi escolhido para receber a primeira faixa exclusiva por conta da grande demanda de usuários de coletivos e por ser importante via de ligação entre os municípios vizinhos e o Centro de São Bernardo.