Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

IV Festival Internacional de Teatro para Bebês prossegue em SBC

IV Festival Internacional de Teatro para Bebês prossegue em SBC

01 de Ago de 2015 Aglaupe Grana
Com entrada livre, o evento é voltado para crianças na primeira infância

As mamães de São Bernardo têm uma ótima opção de lazer para seus bebês neste mês. O IV Festival Internacional de Teatro para Bebês, que teve início dia 15, prossegue até 30 de agosto, no Clac (Centro Livre de Artes Cênicas), no Bairro Baeta Neves. Com entrada livre, o evento é voltado para crianças na primeira infância (de seis meses a três anos).

Luiz André Querubini, um dos coordenadores da mostra, conta como surgiu a ideia de criar um festival de teatro para esse público específico. “Há uns 10 anos, eu e minha esposa sempre viajávamos para outros países em busca de novas maneiras de fazer arte. Foi assim que conhecemos um grupo que há 30 anos trabalha com o teatro focado nos bebês. A partir daí nos aproximamos da companhia, fomos conhecendo mais sobre o assunto e resolvemos iniciar a mostra aqui no Brasil.”

Segundo o coordenador, que também é diretor de uma das apresentações, existe um preconceito quanto ao que é teatro para bebês. Em sua opinião, é um equívoco achar que a criança não entende o espetáculo. “Os bebês são totalmente capazes de sentir a profundidade do teatro. Eles têm um olhar puro e sensível e podem sentir as sensações que são apresentadas no palco.” E completa: “o teatro busca contato poético com as crianças, que têm capacidade de compreensão”.

Ao todo, estão se apresentando na Mostra 24 peças, duas exposições interativas e duas oficinas de teatro para bebês. Além de grupos brasileiros, também participam companhias vindas da Espanha, Uruguai e Dinamarca.

O evento, uma realização do Grupo Sobrevento e La Casa Incierta, tem o apoio da Prefeitura de São Bernardo.

Os espaços do Clac foram adaptados para receber os bebês e seus pais e contam com assentos especiais, trocador, assentos sanitários infantis nos banheiros e brinquedoteca, além de um estacionamento para carrinhos de bebê. No total, são 80 lugares, que se destinam, cada um, a um bebê de 6 meses a 3 anos de idade com um acompanhante adulto.

Os espetáculos têm duração de 30 a 45 minutos. Os ingressos, gratuitos, são distribuídos uma hora antes de cada sessão. É recomendável fazer reserva pelo e-mail info@sobrevento.com.br.

Programação:

CAIXA DO ELEFANTE | RS_BRASIL

Espetáculo CUCO

22 de agosto, às 11h e às 14h

GRUPO SOBREVENTO | SP_BRASIL

Espetáculo BAILARINA

23 de agosto às 11h e às 14h

TEATER NORDKRAFT/ LISA BECKER E CLAUS CARLSEN | DINAMARCA

Espetáculo FASCINADO POR MAÇÃS

29 de agosto às 11h e às 14h

CIA. STUDIO SEREIA | DF_BRASIL

Espetáculo O FAROL

30 de agosto às 11h e às 14h

OFICINA: Criando um espetáculo para Bebês, com Sandra Vargas (Sobrevento - Brasil).

De 17 a 21 de agosto, das 9h às 13h

Serviço:

PRIMEIRO OLHAR – IV FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO PARA BEBÊS

15 a 30 de agosto

Local: CLAC – Centro Livre de Artes Cênicas.

Praça São José, 240 – Baeta Neves, São Bernardo do Campo.

Telefone: (11) 4125-0582.