Calux participa de plenária de prestação de contas do Orçamento Participativo

16 de Jun de 2015 Marcelo Dorador
A duplicação da rua José Odorizzi ligará a Samuel Aizemberg à Imigrantes; intervenção faz parte do corredor Leste-Oeste

Na noite desta segunda-feira (15), o prefeito de São Bernardo do Campo participou de plenária de prestação de contas do Orçamento Participativo (OP) na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Aluísio de Azevedo, no Jardim Calux. Algumas das demandas escolhidas pela comunidade como prioridade, e apresentadas no encontro pela Prefeitura, foram a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Planalto, reforma da Emeb Maria Justina de Camargo e a ligação da Rua Benedito Conrado Filho com a Robert Kennedy, todas intervenções concluídas.

A cidade foi dividida em 20 regiões para a realização das plenárias do OP. A região D, onde aconteceu a reunião de prestação de contas, é conhecida como Planalto/Independência e é composta pelo Jardim Calux, Jardim Brasília, Vila Coca, Parque dos Pássaros, Conjunto Habitacional Vila Adriana, Vila Rosa, Jardim Santo Ignácio, Vila Galiléia, Conjunto Habitacional Orlando Fabrini, entre outras comunidades.

Durante a plenária, o prefeito ressaltou a importância da duplicação da Rua José Odorizzi, que ligará a Samuel Aizemberg à Rodovia Imigrantes. Essa intervenção faz parte do conjunto de obras necessárias para a implementação do corredor de ônibus Leste-Oeste.

Outras demandas da região incorporadas ao orçamento por meio do OP, e que estão em andamento, são as obras de drenagem nas ruas Rubião Meira, José Ória e arredores da Fábrica Isopor, atual Leroy Merlin; o recapeamento das ruas Álvaro Guimarães, Lemos Torres, Martin Luther King e Max Mangels Sênior; recapeamento da Rua Arcângelo Campanella, no Planalto; reforma e ampliação da Emeb José Getúlio Escobar Bueno; e a restauração do projeto original da Emeb Aluísio de Azevedo e construção de nova escola.

O prefeito falou sobre esse último projeto, que foi objeto de questionamentos por parte dos moradores. “Infelizmente, quando contratamos a obra por meio de licitação, nem sempre podemos prever que a empresa venha a dar trabalho. Nós identificamos problemas na montagem estrutural e solicitamos um laudo técnico. Após a entrega desse documento, daremos andamento a essa importante melhoria para a região”, revelou.

Moradora da Vila Rosa há 17 anos, a agente de saúde Roseneide Gomes de Sousa disse que São Bernardo está muito melhor, já que a Prefeitura inclui os moradores nas tomadas de decisão sobre os rumos administrativos da cidade. “Podemos ver o quanto está sendo feito, por exemplo, com as obras de reforma e ampliação de UBSs, além da construção dos novos equipamentos. Sabemos que a região precisa de melhorias, mas hoje temos a certeza que o que é decidido pela população é assumido como compromisso pela Administração”, disse.

A próxima plenária de prestação de contas do OP acontece nesta terça-feira (16), com os moradores da região M, na Emeb Arlindo Miguel Teixeira, no Jardim Laura. O calendário completo pode ser conferido no portal da Prefeitura, www.saobernardo.sp.gov.br/op2015.