Jardim Leblon recebe Agita Saúde no sábado

15 de Abr de 2016 Helder Coelho
Programação inclui atividades de lazer, cultura e cidadania, além daquelas voltadas à prevenção e promoção de saúde

Com o objetivo de realizar atividades de lazer, cultura e cidadania, além daquelas voltadas à prevenção e promoção de saúde, acontece no próximo sábado (16), das 10h às 14h, mais uma edição do Agita Saúde. O evento, da Prefeitura de São Bernardo, será realizado no entorno da Unidade Básica de Saúde (UBS) Leblon, que fica na Rua Abramo Luchesi, 5, no Jardim Leblon. Também vão participar moradores dos bairros atendidos pelas UBSs Silvina, Selecta, Montanhão e Ferrazópolis.

Além de atividades de recreação infantil pelo programa Expresso Lazer, haverá rodas de conversas sobre os mais variados temas ligados à saúde, apresentações culturais com artistas locais, cadastramento para ingresso no mercado de trabalho e orientação jurídica e social.

A programação inclui, ainda, a realização de testes rápidos de HIV/Aids/Hepatite C, palestra sobre câncer de mama e avaliação de câncer bucal e escovação supervisionada. Durante o evento haverá orientação para a prevenção de dengue e de febre maculosa, apresentação de dança circular e desfile da terceira idade.

Algumas novidades estão previstas para este sábado. Haverá coleta de escarro para detecção de tuberculose, pesagem para o Bolsa Família e orientação sobre hanseníase. A Sociedade Assistencial Beneficente Lacan (SABLacan) também irá participar do evento com um monitor de educação física, que ministrará aula sobre zumba e atividades de expressão corporal,  e com um farmacêutico, que abordará os riscos da automedicação.

O Agita Saúde é promovido mensalmente nos territórios de saúde do município pela Secretaria de Saúde, com o apoio de outras secretarias municipais (Esportes e Lazer, Desenvolvimento Social e Cidadania, e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo). São atividades de prevenção e promoção da saúde e de lazer, cultura e cidadania, que contam com a participação dos trabalhadores das unidades de saúde de cada território.

Esta será a quinta edição do Agita Saúde, que já foi realizado no Jardim das Orquídeas, União, Alves Dias e Farina. Depois do Leblon, o próximo Agita Saúde será no dia 14 de maio, na UBS Areião.