Jovens da Fundação Criança de São Bernardo apresentam novo espetáculo

14 de Mai de 2015 Marco Borba
Núcleo do projeto Contando História faz pré-estreia da peça Vasilisa, a Bela e a Megera Baba Yaga, versão russa do conto infantil Cinderela

Jovens do Núcleo de Teatro da Fundação Criança de São Bernardo do Campo fazem, às 14h deste domingo (17), a pré-estreia da peça Vasilisa, a Bela e a Megera Baba Yaga, versão russa do conto infantil Cinderela. A apresentação, no teatro da própria instituição (Rua Francisco Visentainer, 800, Bairro Assunção), será para familiares dos protagonistas e depois entra em cartaz para alunos da rede municipal de ensino. O local tem capacidade para 120 pessoas.

A história de Vasilisa foca o enfrentamento do medo nas mais variadas situações da vida da personagem, a começar pelo embate com a maldosa bruxa Baba Yaga, que mora em uma casa sinistra e age de forma dissimulada para atrair a atenção das crianças e, assim, promover suas maldades.

Para suavizar a temática, já que o público é formado por alunos da rede municipal de ensino, com idades entre 6 e 10 anos, os espetáculos são lúdicos. A casa da bruxa, por exemplo, tem pernas de galinha e anda.

O núcleo de teatro é coordenado por Mauro Silveira, educador social com formação em arte e dramaturgia. Ele e demais educadores escolheram e desenvolveram o tema. “A peça fala de como devemos tratar nossos medos e também aborda a transição da adolescência para a fase adulta da personagem (Vasilisa). Para eles (crianças), é uma experiência que vão levar para o resto da vida e, para mim, representa a realização de produzir uma peça que há muito tempo queria fazer”, disse Silveira.

Baba Yaga é encenada por Geovana de Paula, 18 anos, que no ano passado havia participado do espetáculo Sherazade Conta Aladdin. “Na outra peça fazia uma personagem cômica. É um desafio, porque agora vou interpretar outro totalmente sinistro e dramático.”

Natália Maria da Mota, 16, interpreta Vasilisa e leva aos palcos a experiência de artista circense. “Faço apresentações em escolas e me apresento em eventos infantis. Estou muito ansiosa, será um novo desafio.”

Além de interpretação, os integrantes do núcleo, jovens com idades entre 15 e 18 anos, também tiveram aulas de canto, técnicas de produção, maquiagem e aprenderam a confeccionar os próprios figurinos. Eles estão inseridos nos programas sociais da Fundação.

Contando História – O núcleo de teatro é uma das ações do programa Contando História, que tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária por meio de atividades que estimulam a convivência social e buscam abordar questões relevantes sobre a juventude, contribuindo na construção de novos conhecimentos. A iniciativa oferece vivências teóricas e práticas em ações de cidadania por meio da arte e da cultura, atendendo também a missão de promover, defender e garantir os direitos humanos de crianças e adolescentes.