Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Lanchonete Escola já recebe inscrições para curso de formação profissional

Lanchonete Escola já recebe inscrições para curso de formação profissional

18 de Jan de 2016 Marcelo Dorador
Programa é voltado a jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social do município; inscrições até 29/1

A Fundação Criança de São Bernardo realiza, até o dia 29 de janeiro, seleção de jovens bolsistas para o Projeto Lanchonete Escola, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do município. Ao todo, estão disponíveis 36 vagas, 18 para preenchimento imediato e outras 18 de reserva.

O curso conta com aulas teóricas e práticas ministradas de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, em lanchonete instalada na própria sede da Fundação – localizada na Rua Francisco Visentainer, 804, Bairro Assunção. Os interessados deverão fazer as inscrições pessoalmente na sede, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para se inscrever é preciso apresentar RG (Cédula de Identidade) e CPF (Cadastro de Pessoa Física), ter idade igual ou superior a 17 anos e igual ou inferior a 21 anos no ato da inscrição. Além disso, apresentar comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone, entre outros).

As vagas são para jovens e adolescentes da cidade em situação de vulnerabilidade social e àqueles encaminhados à instituição pelo Sistema de Garantia de Direitos e rede de atendimento da infância e juventude (CRAS, CREAS, Sedesc, Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário, Fundação Criança e organizações).

Auxílio – Os selecionados receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 200,00 para as despesas pessoais no decorrer do curso, com duração de 200 horas (50 aulas com duração de quatro horas cada). A seleção busca contribuir para a inserção social desses jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. No curso, terão aulas teóricas e práticas sobre produção de lanches, salgados, sucos, manipulação, conservação e distribuição de gêneros alimentícios.

As vagas serão preenchidas observando-se a situação de vulnerabilidade ou risco social de cada interessado. Terão prioridade aqueles encaminhados pelos diversos serviços de atendimento à criança e ao adolescente do município, levando-se em conta a prioridade em relação aos serviços de Proteção Especial (alta e média complexidades) e Proteção Social Básica.

Considera-se em situação prioritária para inclusão no projeto os jovens em situação de

trabalho infantil; vivência de violência e/ou negligência; fora da escola ou com defasagem escolar superior a dois anos; em situação de acolhimento; em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto; egressos de medidas socioeducativas; situação de abuso e/ ou exploração sexual; com medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); crianças e adolescentes em situação de rua e os vulneráveis com deficiência.

Outras informações do edital podem ser conferidas no jornal Notícias do Município (edição 1863, de 15 de janeiro