Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Lideranças culturais de SBC debatem Plano Municipal de Cultura

Lideranças culturais de SBC debatem Plano Municipal de Cultura

22 de Mai de 2015 Marcelo Dorador
Documento vai determinar as políticas culturais da cidade para os próximos 10 anos; encontro teve a presença de 100 representantes segmentos culturais

Na noite desta quinta-feira (21), a Prefeitura de São Bernardo realizou reunião para debater a elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC), documento que definirá as diretrizes das políticas culturais do município para os próximos 10 anos. Dando continuidade ao processo, o encontro, na Pinacoteca, foi promovido pelo Grupo de Trabalho Executivo, composto por representantes da sociedade civil, servidores públicos e da Secretaria de Cultura. Também estiveram presentes mais de 100 lideranças culturais da cidade.

A reunião ampliada com os representantes das diversas expressões e manifestações culturais – como do circo, música, reggae, samba, metal, hip hop, patrimônio e memória, capoeira, cultura jovem urbana, cultura popular, teatro, dança, leitura e literatura, audiovisual e artes visuais – é um dos passos para elaborar o PMC. O objetivo é que todos os segmentos tenham oportunidades de apresentar suas demandas específicas.

O PMC deve ser elaborado coletivamente e depende da organização e participação dos representantes dos diversos segmentos culturais e da sociedade civil. A Secretaria de Cultura irá acompanhar duas plenárias de cada setor: uma de formação e outra para a coleta de propostas.

A divisão por segmentos culturais seguiu a lógica tradicional da organização dos movimentos artísticos da cidade. Mesmo assim, essa relação, que é meramente indicativa, pode ser ampliada com a inclusão de outras manifestações culturais.

Nas plenárias, os representantes dos segmentos culturais vão debater levando em conta alguns eixos temáticos: participação; gestão cultural; cultura digital; fomento, financiamento; difusão, fruição e acesso; formação; economia da cultura e economia solidária. A orientação é que esses debates temáticos, onde cada área irá apresentar as suas necessidades, aconteçam entre julho e agosto deste ano.

Para que o PMC seja o mais representativo possível das reais necessidades culturais da população, debates estão acontecendo nos Polos Culturais. Também serão realizadas plenárias territoriais, nas mesmas regiões nas quais a cidade é dividida durante o Orçamento Participativo (OP). Esses encontros, 40 no total, serão divididos em plenárias de capacitação e preparatórias.

O processo de debate será encerrado em outubro, quando será feita a sistematização de todas as informações recolhidas nos encontros. Para ampliar ainda mais a participação da sociedade civil, o documento será apresentado na 3ª Conferência Municipal de Cultura, que acontece em novembro deste ano. Por fim, o PMC, transformado em projeto de lei, deve ser enviado pela Prefeitura à Câmara Municipal.