Livro conta a história do desenvolvimento de São Bernardo

19 de Nov de 2015 Vladimir Ribeiro
Publicação foi lançada nesta quarta, com a presença do prefeito

O prefeito de São Bernardo prestigiou o lançamento do livro “A Cidade Desenvolvimentista: Crescimento e diálogo social em São Bernardo do Campo 2009-2015” na noite de quarta-feira (18), durante evento realizado em livraria localizada em shopping no Jardim do Mar. A obra apresenta as mudanças pelas quais passa a cidade e a participação da Administração municipal nesse processo.

O livro, publicado pela Fundação Perseu Abramo, é escrito pela secretária de Orçamento e Planejamento Participativo (SOPP); pelo ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET) e atual diretor superintendente do Instituto de Previdência de São Bernardo (SBCPrev); pelo assessor econômico da SOPP; e pelo professor doutor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Jeroen Johannes Klink.

A secretária da Sopp explicou que o livro mostra o cenário de estagnação em que se encontrava o município antes da administração deste prefeito assim como as obras e ações realizadas nos dois mandatos. “Há as obras de combate as enchentes, os corredores de ônibus, o Orçamento Participativo, que permite a participação popular no processo de tomada de decisões, entre tantas outras ações que foram implementadas ao longo desses últimos anos”, destacou.

Já o diretor superintendente do SBCPrev afirmou que o livro é um guia para gestores públicos administrarem seus municípios. “Além do diálogo constante com a população, realizada ao longo dos últimos anos, há também o desenvolvimento econômico que foi implementado por meio de ações em vários setores”, disse.

O prefeito destacou que a publicação traça um amplo panorama do trabalho desenvolvido desde 2009 pela Prefeitura, que tem tido como principal ferramenta a participação de todos no processo de transformação do município. “Além disso, mostramos que é preciso pensar a cidade para o futuro e não somente para o período de quatro anos. O desenvolvimento de um município deve ser contínuo e não pensado dentro do período de mandato”, afirmou.