Livro retrata práticas sustentáveis adotadas por alunos de São Bernardo

07 de Jun de 2016 Aglaupe Grana
Livro retrata ações inovadoras desenvolvidas na cidade durante o projeto Minha Escola Cuida da Água

Promover o uso racional da água. Esse é o principal objetivo do projeto ‘Minha Escola Cuida da Água’, realizado pela Prefeitura de São Bernardo em 2015 e que ganha, agora, livro com práticas desenvolvidas pelos alunos da rede municipal de ensino. O lançamento ocorreu nesta terça-feira (7), no Parque Natural Municipal Estoril.

O secretário de Gestão Ambiental ressaltou a importância da parceria entre a sua Pasta e a de Educação para a publicação do livro. “Para conscientizarmos as pessoas sobre a importância da sustentabilidade, precisamos dos educadores, que têm o grande papel de passar aos alunos as práticas sustentáveis e achar, junto com os estudantes, soluções criativas para preservar o meio ambiente.”

As experiências retratadas na publicação foram apresentadas, primeiro, durante seminário e são de vários tipos: trabalhos com o objetivo de conservar ou recuperar nascentes e corpos d’água; mobilizações envolvendo a comunidade escolar por meio de debates, passeatas e outras atividades; e intervenções estruturais na escola, como a construção de cisternas para reutilização de água da chuva. Dentro das escolas, a abordagem do tema envolveu diversas disciplinas.

Uma das experiências retratadas pela publicação é a da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professora Anitta Magrini Guedes, ‘Em busca de uma escola sustentável’, que teve como objetivo promover entre alunos, pais, professores e comunidade um olhar mais cuidadoso sobre questões ambientais e de sustentabilidade.

Segundo o secretário de Educação, a unidade se tornou referência nessas questões: “Há cinco anos, a escola modificou totalmente sua área externa e o local conta, agora, com área de compostagem - que decompõe de forma sustentável material orgânico -, horta, cisterna e até lago com peixes”, esclareceu.

A vice-diretora da Emeb explica que as ações implementadas na unidade foram feitas em parceria com os alunos. “Debatemos com eles, que também foram orientados pelos professores sobre os processos que envolviam a horta, a cisterna, a composteira e todas as melhorias. Nosso objetivo foi estimular sempre a criatividade dos alunos.”

O secretário de Gestão Ambiental destacou que ações como essas, e todas as demais retratadas na publicação, são importantes para que as crianças do município estejam conscientes sobre a importância de preservar a água. “As experiências apresentadas pelos alunos são muito interessantes. Por isso resolvemos compilá-las em um livro. Muitas foram colocadas em prática e tiveram ótimos resultados. Agora é multiplicar essas ações em casa”, disse.