Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Moradores da Pauliceia conhecem obras do piscinão do Paço Municipal

Moradores da Pauliceia conhecem obras do piscinão do Paço Municipal

04 de Set de 2015 Cosmo Silva
Além do piscinão do Paço, visitantes também conheceram Central de Materiais Recicláveis no Bairro Cooperativa

Um grupo de 30 moradores do Bairro Pauliceia visitou, na manhã desta sexta-feira (4), as obras de drenagem que estão em andamento no Paço Municipal e que fazem parte do Drenar, programa de combate às enchentes da Prefeitura de São Bernardo, com intervenções em vários pontos da cidade.  As obras vão beneficiar toda a cidade, que convive durante décadas com os problemas gerados pelas inundações. No Centro, estão sendo construídos um piscinão no Paço Municipal e galerias de águas pluviais na Avenida Aldino Pinotti e Rua Jurubatuba.

Além das obras de combate às enchentes, os moradores visitaram uma das Centrais de Materiais Recicláveis da cidade, localizada no Bairro Cooperativa e que tem capacidade para reciclar até 100 toneladas por dia. No percurso, também conheceram as obras de duplicação da Avenida José Odorizzi e do viaduto que vai transpor a Robert Kennedy, intervenções que fazem parte do corredor de ônibus Leste-Oeste. 

Durante a visita, o secretário de Serviços Urbanos deu detalhes sobre a tecnologia utilizada na construção do piscinão e das galerias, bem como sobre a capacidade de armazenamento e todo o cronograma das obras. “O importante é que quem participou dessa visita repasse as informações em suas comunidades e relate tudo o que estamos fazendo para acabar com as enchentes em São Bernardo”. 

Os presentes observaram as obras no Paço Municipal do 18º andar do prédio sede da Prefeitura. Eles também visitaram o buraco e o canteiro de obras onde está sendo construído o piscinão.  

O reservatório terá profundidade equivalente a um prédio de sete andares, capacidade para reter 200 milhões de litros de água da chuva e vai ocupar área aproximada de dois campos de futebol. 

“Nós ouvimos falar, mas quando vemos com os próprios olhos, bem de perto, e somos informados de todos esses detalhes percebemos e temos a real dimensão da importância dessa obra. Tudo o que está sendo feito é muito impactante”, disse Ruth Silva, de 72 anos. 

Como parte do Programa Drenar, vários córregos também estão sendo canalizados, como o Alvarenga, Saracantan, Silvina, Ipiranga, Capuava, Pindorama, Colina Mininha e Chrysler. 

Disk Drenar - Os moradores têm vários canais para tirar dúvidas sobre as obras de drenagem: pelo telefone 4341-8613, pelo e-mail drenar@saobernardo.sp.gov.br ou pelo Facebook “programa.drenar”.