Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Motorista: Veja as 6 principais dicas para uma direção segura no trânsito

Motorista: Veja as 6 principais dicas para uma direção segura no trânsito

25 de Jan de 2016
Posicionamento correto dos retrovisores reduz o perigo de colisões

Dirigir não é tarefa fácil, é preciso prudência e muita responsabilidade, já que qualquer falha ou falta de atenção pode custar uma vida.

Com o objetivo de conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres sobre a importância de conduzir de forma segura no trânsito, durante todo o ano o Centro de Referência de Trânsito de São Bernardo do Campo (CRT) oferece palestras para instituições, empresas, ONGs, universidades, escolas e público em geral.

Segundo o educador de trânsito Florentino Marques dos Santos, do Serviço de Educação e Segurança no Trânsito, “além de resgatar princípios de cidadania na convivência diária, os encontros buscam contribuir para a redução do número de acidentes e óbitos no trânsito”. Durante as palestras há exibições de vídeos e materiais didáticos, tornando a aula dinâmica e interativa.

 

Separamos 6 principais dicas para uma direção segura:

  1. Uso correto dos retrovisores – Quanto mais o motorista conseguir enxergar à sua volta, menor é o perigo de uma colisão. Os três retrovisores devem estar posicionados de forma que o motorista não tenha que virar a cabeça para olhar.
  2. Não use celular ao dirigir – Parece ser informação batida, mas nunca é demais lembrar: falar ao celular e ouvir música alta reduzem a concentração do motorista. Para muitos pode ser algo simples, mas faz muita diferença e causa acidentes e mortes diariamente.
  3. Cinto de segurança é indispensável – Este é um acessório que todos devem usar, sem exceção. Sem ele, os passageiros do banco de trás poderão ricochetear no interior do veículo, causar ferimentos nos que vão à frente e ser lançados para fora durante uma batida brusca.
  4. Evite freadas e manobras bruscas – Procure sinalizar os movimentos, como mudanças de faixa. Parece óbvio, mas muita gente não usa o pisca alerta ao fazer uma conversão, o que provoca trombadas.
  5. Evite fazer zigue-zague na pista, ultrapassar pela direita e andar colado ao veículo dianteiro – Ruas, estradas e avenidas não são pistas de corrida. É importante seguir a velocidade máxima permitida em cada via, definida estrategicamente visando a segurança dos usuários. Ser apressadinho no trânsito não vai fazer você chegar mais rápido. Pelo contrário, qualquer descuido pode significar aborrecimento e muitas perdas.
  6. Tenha cautela – Dirija com calma, seja gentil dando passagem quando possível e torne seu percurso mais agradável.


Os interessados em agendar as palestras devem entrar em contato com o Serviço de Educação e Segurança no Trânsito, pelo telefone 4126-2902.