Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Músicas compostas por alunos de CEU de SBC são lançadas em DVD

Músicas compostas por alunos de CEU de SBC são lançadas em DVD

04 de Mai de 2016 Aglaupe Grana
Programa ‘Música da Gente’ envolveu cerca de 360 alunos do Centro Educacional Unificado Celso Daniel

Os alunos do Centro Educacional Unificado (CEU) Celso Augusto Daniel, no Bairro Cooperativa, lançaram, na noite desta terça-feira (3), DVD com 30 músicas instrumentais, compostas por eles mesmos, intitulado ‘Música da Gente’. O evento, realizado na própria unidade, contou com a presença de alunos, pais, professores e comunidade.

O DVD ‘Música da Gente’ é um dos resultados do projeto de mesmo nome que tem o objetivo de não apenas ensinar música em escolas públicas, mas usar essa linguagem para contribuir para o processo global de aprendizagem das crianças. Cerca de 360 alunos da unidade, de 14 turmas, participaram da iniciativa.

Nas aulas, as crianças receberam orientações sobre a construção de instrumentos, foram alfabetizadas musicalmente e realizaram atividades como jogos sonoros, brincadeiras de mão, interpretação vocal e instrumental, além de improvisação e criação musical em diferentes estilos.

“A composição das músicas aconteceu de maneira natural. Começou com atividades simples, brincadeiras e, progressivamente, fomos obtendo sons e retendo o que era mais interessante”, explica Carlos Kater, maestro, educador e coordenador do projeto.

“A música transforma de maneira intensa o comportamento das crianças. Muitas vezes elas não têm canais para se expressar. A música surge como uma ferramenta que possibilita a expressão de emoções profundas”, completa Kater.

O projeto ‘Música da Gente’ é patrocinado, via Lei Rouanet, pela Scania e tem o apoio da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Bernardo