Nos Regionais de SBC, disputas de malha envolvem atletas jovens e experientes

16 de Jul de 2015 Por Julyane Stanzioni
Se antes era vista como esporte para os mais velhos, hoje em dia crianças e adolescentes já aprendem a manejar a malha

Quando se fala em jogo de malha, a primeira imagem que vem à mente são atletas experientes, com idade mais avançada. Porém, dentro da cancha (local de disputa da modalidade), o que se vê é uma realidade bem diferente. Neste primeiro dia de disputa da modalidade na 59ª edição dos Jogos Regionais, o público pôde perceber que a paixão pelo jogo vem do berço e, cada vez mais, rostos jovens são vistos entre os esportistas.

A equipe mais jovem da edição 2015 é da cidade de Osasco. O jogador mais velho tem 19 anos e, o mais novo, 15. “Do lado da minha casa tinha um clube de malha e alguns amigos me convidaram para jogar. Fui uma vez e gostei. Estou muito feliz em representar a minha cidade em um esporte que aprendi a admirar”, disse Luan Esteves, 15 anos, que disputa pela primeira vez os Regionais. “Acho que quando entrar na cancha vou ficar ansioso, mas também querer acertar para ajudar minha cidade. Malha também é esporte para jovens”, acrescentou.

Na delegação de São Caetano, a paixão pela malha passa de geração para geração. Valdemir de Oliveira tem 35 anos e começou a jogar pequeno, de brincadeira, aos 5 anos. “Já queria entrar em campo e jogar desde cedo. Meu avô fundou um clube de malha perto de onde ele morava, em São Paulo, e jogo há 26 anos. Aprendi com meu avô que malha é dedicação e concentração sem se preocupar com o que a torcida diz. É minha paixão, não consigo ficar um domingo sem jogar”, contou.

Valdemir agora passa a paixão à filha de 13 anos. “Ela ainda não sabe jogar direito, mas já quer disputar, quer aprender, e fica me olhando na cancha. Isso me emociona”, finalizou.

A disputa da malha acontece no Clube Esportivo da Vila Baeta, no Baeta Neves.