Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

O tempo fechou? Proteja-se dos raios!

O tempo fechou? Proteja-se dos raios!

18 de Nov de 2015 Marizete Marson
É comum os raios caírem nos pontos mais altos, que são o menor caminho entre a nuvem e a terra

O raio é uma descarga elétrica na atmosfera, que se produz entre as nuvens ou entre uma nuvem eletrizada e a terra. Algumas pessoas conseguem ver esse fenômeno como uma rara beleza, no entanto, os raios trazem riscos para pessoas, animais, plantações e equipamentos. 

É comum os raios caírem nos pontos mais altos, que são o menor caminho entre a nuvem e a terra. Árvores, torres, antenas de televisão e edifícios são os locais mais atingidos por essas descargas atmosféricas.

Em dias de fortes chuvas (temporais) a orientação é evitar esses pontos e também lugares descampados, piscinas, praia ou buscar abrigo em parques. Se um raio atingir diretamente uma pessoa, dificilmente ela sobreviverá.

Como proceder em ocorrência provocada por raio

- Pessoa: Se alguém for atingido por um raio, ligue imediatamente para o serviço de resgate. O número dos Bombeiros é 193.

- Árvore: No caso de um raio arrancar, derrubar ou tombar uma árvore, o correto é acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199. 

- Rede elétrica: Se um raio atingir um transformador, que fica no poste, informe a AES Eletropaulo pelo 0800-7272196. Caso os danos na rede elétrica sejam causados pela queda de uma árvore, a orientação é ligar primeiro para a Eletropaulo e, em seguida, para a Defesa Civil (199). 

Cuidados durante uma tempestade

Dentro de casa:
- Não use chuveiro ou torneira elétrica;
- Desconecte das tomadas os aparelhos eletrônicos tais como televisão, som, computador etc;
- Afaste-se das tomadas e evite usar o telefone;
- Evite contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica, tais como fogões, geladeiras, torneiras, canos etc;
- Evite ligar aparelhos e motores elétricos, para não queimar os equipamentos;
- Permaneça dentro de sua casa até a tempestade terminar.

Se estiver fora de casa:
- Evite contato com cercas de arame, grades, tubos metálicos, linhas telefônicas, de energia elétrica e qualquer objeto ou estrutura metálica;
- Afaste-se de motocicletas, bicicletas e carroças;
- Evite campos abertos como pastos, campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores isoladas e locais elevados;
- Permaneça dentro de seu veículo, caso o teto seja de estrutura metálica.