Obras de combate às enchentes são tema de exposição em shopping

24 de Out de 2015 Vladimir Ribeiro
Secretário de Serviços Urbanos visitou neste sábado (24) a mostra e tirou dúvidas de moradores

Para acabar com o histórico problema das enchentes que sempre atingiram o Centro de São Bernardo e diversas regiões da cidade, a Prefeitura vem executando obras em todo o município, como o gigantesco piscinão no Paço Municipal. Exposição fotográfica no Shopping Metrópole (Praça Samuel Sabatini, 200), que segue até 7 de novembro, apresenta para a população os objetivos, andamento e detalhes desse conjunto de intervenções, que fazem parte do Programa Drenar.

O secretário de Serviços Urbanos visitou neste sábado (24) a mostra, que também é dedicada ao programa de coleta seletiva porta a porta implementado pelo poder público municipal e que já é oferecido em toda cidade.

Fazem parte da exposição 12 painéis de 3 m de largura por 2 m de altura que mostram diversas etapas da construção de piscinões e galerias e dois retratando a coleta seletiva. A ideia é que, por meio da exposição, o público conheça a complexidade das diversas obras e dos projetos subterrâneos, que foram pensados de modo a impactar o mínimo possível o dia a dia no Centro.

O secretário de Serviços Urbanos destacou que grande parte dos moradores não tem a oportunidade de conhecer as obras que transformam a cidade. “Seja por questão de falta de tempo ou segurança, as pessoas não têm acesso a isso. Com as fotos, todos podem analisar o que estamos fazendo para resolver esse problema das enchentes, além de conhecer todo o caminho do lixo reciclável”, salientou.

Moradora de São Bernardo há 30 anos, a aposentada Cleunice Martins lembra que, em dias de chuva forte, teve problemas para chegar em sua residência, no Bairro Rudge Ramos. “Por várias vezes tive que passar por alagamentos para chegar até em casa”, relembrou, enquanto observava uma das fotos da exposição fotográfica.

A expectativa da moradora é que a obra possa resolver o problema das enchentes nas regiões Central e no Rudge Ramos. “Esse é um transtorno antigo aqui na cidade que queremos que seja solucionado. Aproveitei a exposição para tirar algumas dúvidas e estou otimista quanto ao resultado final”, disse.

A exposição também oferecerá subsídios para que a população tenha maior conscientização ambiental dos caminhos percorridos pela água da chuva e, dessa forma, possa ajudar na manutenção e preservação da bacia hidrográfica da cidade.

Drenar – Em todo o município, estão sendo investidos mais de R$ 600 milhões nas obras de combate às enchentes do Programa Drenar.

O piscinão no Paço Municipal terá capacidade para armazenar 200 milhões de litros de água. Com a intervenção e a construção de galerias na Avenida Aldino Pinotti e na Rua Jurubatuba, as enchentes, que por décadas afetaram a vida dos moradores e comerciantes do Centro, serão coisa do passado.

Além da região central, outros bairros da cidade estão recebendo obras do Drenar: Vila Vivaldi, Vila Helena, Jardim Orlandina, Jardim Hollywood, Jardim do Mar, Vila Euclides, Baeta Neves, Nova Petrópolis, Santa Terezinha, Demarchi e também nas vias João Firmino (Assunção) e MMDC (Paulicéia).

Disk Drenar - Os moradores têm vários canais para tirar dúvidas sobre o Programa Drenar: pelo telefone 4341-8613, pelo e-mail drenar@saobernardo.sp.gov.br ou pelo Facebook drenar.