Obras vinculadas ao Orçamento Participativo transformam o Riacho

11 de Mai de 2016 Niceia de Freitas
Melhorias foram apresentadas durante plenária deliberativa do Orçamento Participativo que ocorreu nesta terça

Obras e serviços realizados pela Prefeitura de São Bernardo em função de demandas eleitas como prioridade pela população por meio do Orçamento Participativo (OP) vêm mudando o Riacho Grande e Região e garantindo muito mais qualidade de vida para a comunidade. Nos últimos seis anos, ocorreram, entre outras intervenções, ações de urbanização, regularização fundiária e saneamento, reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Riacho, construção da UBS do Areião, reforma de escolas e revitalização da Prainha.

Essas foram algumas das conquistas apresentadas à comunidade pelos técnicos da Administração municipal na noite desta terça-feira (10) durante mais uma das plenárias deliberativas do OP 2017/2018. O encontro, que reuniu moradores da chamada Região S, ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Ginásio Riacho Grande João Soares Brasa e contou com a presença de cerca de 400 pessoas.

Meire Aparecida Sanches, 59 anos, moradora do Capelinha há 44 anos, falou sobre as mudanças pelas quais seu bairro vem passando graças ao método participativo de gestão da cidade. “Quando eu cheguei aqui, água era só pelo caminhão-pipa e energia na base do ‘gato’ (ligação clandestina). Há uns três anos começou o processo de urbanização e, hoje, temos muitas melhorias como luz, água, esgoto e asfalto. Nem dá para comparar”, disse. O prefeito acrescentou que a transformação que ocorre no município é resultado de planejamento que vem sendo feito desde 2009. “Aqui mesmo, no Riacho, tivemos a revitalização da Prainha. O Cocaia e o Capelinha (com projetos de urbanização) passam por grande transformação. Eu, inclusive, prometi que estes locais não seriam desocupados, como ocorreu no Jardim Falcão pelas administrações anteriores”, disse.

O subprefeito do Riacho Grande, falou sobre a melhoria na qualidade de vida que a comunidade vem experimentando graças ao conjunto de obras vinculadas ao OP. “Com o tempo, o que se vê é a diminuição de doenças respiratórias e outras, em geral vinculadas com a falta de infraestrutura e pobreza”, explicou.

Participação - As reuniões do OP tiveram início em 2 de maio e seguem até 1º de junho em 20 regiões em que a cidade foi dividida.

Nos encontros, os participantes elegem três demandas para o bairro e uma para a cidade. A comunidade do Riacho elegeu como prioridades para a sua região a regularização fundiária do Parque Riacho Grande, a urbanização da Vila Lulaudo e a construção de área de lazer no Jardim Jussara, condicionada à disponibilidade de área pública. Para São Bernardo, os moradores elegeram a construção de um centro cultural no Riacho integrado à Biblioteca Machado de Assis.

Os participantes inscritos também elegeram no encontro os integrantes do Conselho Municipal do Orçamento (CMO), que tem o papel de definir quais obras entrarão no orçamento do próximo ano. A atual conselheira da região, Maricelia Braga da Silveira, foi reeleita para a função e Altamiro Mendes dos Santos (o Zé da Onça), como suplente.

Atualmente a Prefeitura realiza a quarta edição deliberativa do Orçamento Participativo (OP): na primeira a população pôde escolher demandas para 2011/2012; na segunda, para 2013/2014; e, na terceira, para 2015/2016.

A próxima plenária será na Região A, nesta quarta-feira (11), às 19h, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Ramiro Gonçalez Fernandes, localizada na Rua Alfredo Bernardo Leite, S/N, Taboão.

O calendário completo dos encontros pode ser acessado aqui.