Oficinas para crianças ensinam como se comportar no trânsito

30 de Jun de 2015 Aglaupe Grana
Atividade vai ter teatro, fantoches e brincadeiras contando a história do transporte

No período das férias escolares, os futuros motoristas podem aprender sobre segurança no trânsito de forma muito divertida. O Centro de Reflexão de Trânsito (CRT) da Prefeitura de São Bernardo, no Parque São Diogo, realiza, de 6 a 19 de julho, oficinas gratuitas e voltadas a crianças de 4 a 14 anos. Além de serem apresentadas a noções de como se comportar nas vias e calçadas, o público vai aprender sobre a história do transporte no município.

O tema da atividade será ‘São Bernardo no túnel do tempo’. “O objetivo é promover o resgate da história do transporte no município e, ao mesmo tempo, trazer informações e orientações de atitudes de cidadania e de preservação da vida no trânsito e no transporte público”, explica a encarregada pelo serviço de educação para o trânsito, Valdênia Santos.

As oficinas, que tiveram início em 2009, acontecem sempre no período de férias escolares. “O trabalho com as crianças é muito importante para o relacionamento delas com a cidade de modo responsável e seguro, garantindo a construção de comportamentos adequados e adoção de hábitos corretos tanto para o presente como para o futuro”, completa Valdênia.

Alguns dos temas abordados serão: vagas e assentos preferenciais, equipamentos eletrônicos durante os deslocamentos, preservação e uso correto do transporte público, uso do cinto e dispositivos de segurança e uso da faixa de pedestre. Todos esses assuntos são abordados de forma lúdica e dinâmica, por meio de teatro, uso de fantoches, circuito interativo de bicicletas, jogos, oficinas de pintura e de construção de práticas da mobilidade.

As atividades acontecem todos os dias, em dois períodos: das 9h às 11h30, com lanche às 10h30; e das 14h às 16h30, com lanche às 15h30. Os lanches devem ser levados por cada criança, e os participantes devem chegar com 15 minutos de antecedência.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone 4126-2902 ou, pessoalmente, no CTR, que fica na Rua Humberto Luiz Gastaldo, 40.

Os grupos de visitantes podem ter, no máximo, 60 pessoas. Menores de 8 anos devem estar acompanhados de um responsável. Maiores de 8 anos devem retirar ficha com antecedência no CRT e reapresentar no local, no dia e hora agendado, com autorização preenchida e assinada pelo pai ou responsável legal.