Onde as mulheres devem procurar ajuda em caso de violência doméstica?

17 de Nov de 2015 Ana Lúcia Almeida

Um dos principais locais para o atendimento às mulheres em situação de violência doméstica no município é o Centro de Referência e Apoio à Mulher Márcia Dangremon, que é um serviço porta aberta, não precisando agendar o primeiro atendimento.

O Centro de Referência oferece atendimento social, psicológico, orientação jurídica. O serviço faz parte da rede de enfrentamento a violência contra as mulheres, como: as Unidades Básicas de Saúde, o Hospital Municipal Universitário e o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism).

A maior incidência no atendimento é de violência física e psicológica, além de ameaças.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República também oferece o serviço Ligue 180, canal direto de orientação sobre direitos e serviços públicos para a população feminina em todo o país (a ligação é gratuita).

Veja, abaixo, os locais no município que oferecem atendimento e orientação às mulheres nos casos de violência doméstica e de gênero:

Centro de Referência e Apoio à Mulher Márcia Dangremon

Rua Dr. Fláquer, 208, 2º andar – Centro.

Delegacia de Defesa da Mulher de SBC

Rua José Meza Mendonça, 40, Jardim do Mar

Tel: 4368-2032

HMU - Hospital Municipal Universitário de SBC (violência sexual)

Av. Bispo César D’Acorso Filho, 161, Rudge Ramos

Tel: 4365-1480 / 4368-1811

Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism)

Rua Barão do Rio Branco, 45, Bairro Santa Terezinha

Unidade Básica de Saúde (UBS)

Procure a mais próxima da residência da mulher. Veja aqui os endereços.

Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Rua Barão de Mauá, 251, Chácara Inglesa

Tel: 4332- 9605 / 4332-9693

Campanha do Laço Branco reforça combate à violência contra a mulher