Operação Bota-Fora ajuda moradores a descartar móveis usados

03 de Jul de 2015 Cosmo Silva
Serviço circula em toda a cidade a cada três meses e também recolhe geladeiras, colchões, sofás e outros

A operação Bota-Fora de São Bernardo, que circula em toda a cidade a cada três meses, tem um importante papel no dia a dia dos moradores do município: além de contribuir para a preservação do meio ambiente ao evitar o descarte irregular de materiais como geladeiras, colchões, sofás e armários, também dificulta a proliferação de roedores e de mosquitos, como o causador da dengue.

Como explicam os técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos, o morador que deseja utilizar o serviço deve depositar na calçada o objeto descartado na noite anterior ao dia em que os caminhões circulam no bairro. Isso é importante para que os utensílios não fiquem expostos na rua durante muito tempo e atraiam roedores e outros animais.

O calendário de recolhimento da Operação Bota-Fora está disponível no portal da Prefeitura de São Bernardo, www.saobernardo.sp.gov.br, ou no endereço www.sbclimpeza.com.br.

Segundo o diretor de Limpeza Urbana de São Bernardo,  a Operação Bota-Fora é importante para quem precisa se desfazer de móveis velhos, colchões e outros objetos grandes. “É um serviço que a Prefeitura oferece e que nem todas as cidades dispõem. Os moradores podem se programar e não deixar nada entulhado e guardado. Também tem a questão ambiental de não se jogar esse material nas ruas ou nos córregos da cidade”, ressaltou.

O diretor destacou ainda que o serviço é regular e passa por todos os bairros do município. De acordo com ele, basta se programar e depositar os utensílios na calçada em frente à residência até as 8h. Ele também faz um apelo: “não se esqueça de arrumar o material de forma que não atrapalhe a passagem dos pedestres. Fique atento, respeite as datas de coleta em sua rua e não jogue resíduos em terrenos baldios”, alerta.

Os caminhões da Operação Bota-Fora não recolhem materiais como latas de tinta, paletes de madeira, telhas de amianto, entulhos e resíduos de material de construção.

Ecoponto - Caso o morador esqueça a data em que a Operação Bota-Fora passou, ele tem à disposição 10 Ecopontos espalhados por toda a cidade para levar os materiais que deseja descartar. Além de serem espaços destinados à coleta de resíduos da construção civil, os Ecopontos também recebem utensílios como armários, sofás, geladeiras e materiais recicláveis (papel, metal, plástico e vidro). O endereço dos Ecopontos pode ser conferido no link www.sbcvr.com.br/cidadao-localizacao-dos-ecopontos.