Operação Verão reforça segurança na Prainha e no Parque Estoril

12 de Dez de 2014 Niceia de Freitas
Secretaria de Segurança destaca 26 guardas civis para atuar nos tradicionais espaços de lazer de São Bernardo

A Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura de São Bernardo do Campo iniciou a Operação Verão 2014/2015 com o objetivo de reforçar a segurança de moradores e turistas na Prainha e no Parque Natural Municipal Estoril, no Riacho Grande, até 5 de abril. Já trabalham no policiamento 26 guardas civis municipais (GCMs), dos quais 20 ficam na Prainha e seis no Estoril, incluindo dois guarda-vidas. A operação terá ainda suporte do serviço motorizado, com o apoio de três viaturas.

O comandante Cícero da Silva disse que a Operação Verão terá nova incumbência neste ano, com a realização de patrulhamento a pé no Centro do Riacho. "Aumenta muito o fluxo de pessoas em toda a região e, consequentemente, o risco de incidência de furtos", explicou.

Além da ação preventiva, haverá apoio para a fiscalização de posturas, o que significa inibir a atuação do comércio de ambulantes e verificar os comerciantes que têm licença para trabalhar nesses locais. "Apesar de serem devidamente legalizados, devem atender a critérios e padrão como, por exemplo, limite de cadeiras na orla da praia."

Local atrativo - A expectativa é de que o fluxo de turistas na Prainha aumente ainda mais neste ano, em função da revitalização promovida pela atual Administração. Em geral, o público no fim de semana é estimando em cinco mil pessoas.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), investiu na revitalização da Prainha, cujas obras foram inauguradas em março deste ano. As intervenções exigiram investimentos de R$ 7 milhões. O local não recebia investimentos públicos desde a década de 70.

Entre as melhorias, destaque para o novo viário, além do calçadão que privilegia o pedestre. Os visitantes agora contam também com novos decks para desfrutar a paisagem da represa e do entorno e mobiliário que permite o banho de sol com mais conforto. Foram instalados ainda playground e academias de ginástica ao ar livre. Outro diferencial é a acessibilidade por meio da implantação de rampas.

A Prainha recebeu novo paisagismo, com gramado, espécies de plantas ornamentais e mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, nova iluminação, microdrenagem e implantação de redes de água e esgoto. Além disso, os novos banheiros, nova comunicação visual, pintura e padronização do comércio tornam o lugar mais atrativo.