Orçamento Participativo qualifica rede de saúde na Paulicéia

25 de Mai de 2016 Vladimir Ribeiro
Durante plenária do OP, prefeito destacou início das obras do Hospital de Urgência da cidade, no segundo semestre

"Foram muitas vitórias. Porém, a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) e a instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) são as maiores conquistas que alcançamos por meio dessas plenárias do OP." A afirmação é do metalúrgico Sérgio Serra, morador da Vila Paulicéia, durante encontro realizado na noite desta terça-feira (24).

Serra, que reside no bairro há mais de 40 anos, lembrou das dificuldades de conseguir melhorias para a Paulicéia antes da realização de plenárias do OP: "Dependíamos de algum vereador nos dar atenção. Agora o prefeito vem até nós e sente as dificuldades que temos. Isso facilitou muito para que benfeitorias fossem feitas na nossa região", destacou.

O morador foi um dos cerca de 500 participantes, sendo 330 credenciados, da plenária do OP 2017/2018 realizada na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Júlio Atlas, na Paulicéia. A reunião contemplou a Região C, que abrange também as Vila Labor, Vila Leonina, Vila Jesuíta, Parque Santo Antonio, Vila Odete, Vila Mackenzie, Cidade Gertrudes, Vila Santa Eugênia, Parque dos Eucaliptos e Vila Sésamo, entre outras.

O prefeito destacou que no segundo semestre ano devem ser iniciadas as obras do novo Hospital de Urgência, que substituirá o Hospital Pronto Socorro-Central. "Essa é a última demanda do OP para a área da saúde", disse.

Além disso, o prefeito adiantou que na próxima semana serão iniciadas as obras de revitalização da Praça João Sigma, na Paulicéia, também demanda de plenárias do OP. A previsão é de que as obras sejam concluídas no segundo semestre.

Neste ano, as demandas aprovadas pelos moradores são a reforma da EMEB Julio Atlas, implantação de um Centro Cultural e Esportivo no campo do São Leopoldo, no Jordanópolis, e construção de acesso da Rua Julieta até a Anchieta, condicionada à viabilidade técnica e liberação da Ecovias e Artesp.

Conselho Municipal do Orçamento - Para compor o Conselho Municipal do Orçamento foram eleitos os moradores Jessé Pereira dos Santos (titular) e Lauro de Souza (suplente). Os conselheiros têm o papel de definir quais obras entrarão na peça orçamentária, e os representantes, eleitos por microrregião, de compor as comissões regionais de acompanhamento e fiscalização de obras e serviços.

Os participantes ainda foram informados a respeito da situação das demandas para a mesma região aprovadas durante os OPs de 2011/2012, 2013/2014 e 2015/2016. Entre as demandas concluídas estão atividades socioeducativas para jovens e adolescentes; reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Paulicéia; drenagem e recapeamento asfáltico da Rua MMDC; revitalização da Praça Zequinha de Abreu, no Jordanópolis, e revitalização da Praça Benedito de Almeida Machado, incluindo a pista de skate, na Paulicéia.

No momento estão em andamento obras do Programa Drenar no Jordanópolis, nas ruas Júlio de Mesquita, Benedo Reggiani e arredores, na Vila Paulicéia; reforma da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Padre Fioravante Elena e regularização fundiária na Rua Frei Damião, no Jardim Calux.

A próxima plenária deliberativa será na Região B, nesta segunda-feira (30), às 19h, na EMEB Viriato Correia – Rua Brasil, 430, Rudge Ramos.

O calendário completo das plenárias deliberativas pode ser acessado aqui.