Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Festa Muitos Povos, Uma Cidade acontece na Chácara Silvestre

Festa Muitos Povos, Uma Cidade acontece na Chácara Silvestre

03 de Set de 2015 Aglaupe Grana
7ª edição de 5 a 7 de setembro, vai reunir cultura, história e gastronomia dos povos que ajudaram a formar SBC

Neste fim de semana, dias 5 e 6, e no feriado do Dia da Independência, 7 de setembro, o Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais, no Parque Chácara Silvestre, recebe a 7ª edição da Festa Muitos Povos, Uma Cidade. O tradicional evento terá as presenças de comunidades da Itália, Japão, Rússia, China, Índia, Portugal, Bolívia, Peru, Piauí, Minas Gerais, entre outras. Haverá também apresentações de congadas, capoeira, viola caipira e repentes.

A festa tem o objetivo de valorizar e difundir a cultura dos povos que ajudaram a formar a região. Nela, comunidades de migrantes e imigrantes mostram um pouco de sua história e cultura através da culinária, artesanato, música e dança. Serão 36 barracas, com 20 opções gastronômicas (saiba mais sobre os pratos típicos) e 16 voltadas ao artesanato.

Artistas da região e grupos culturais se apresentarão durante os três dias de festival. Fabrício Ramos, cantor de São Bernardo que encerra os shows de sábado, considera esse tipo de evento muito importante. “Essa festa abriga gente do mundo inteiro, pessoas que, como sabemos, construíram esta cidade. É lindo ver uma pessoa tocando viola caipira em um local e ouvir tambores japoneses e africanos soando em outro.”

O músico, que mora há cinco anos na cidade, diz que está ansioso para o evento. “Antes de me apresentar é importante canalizar ótimas energias e, no dia, com o público, deixar fluir. Já fiz diversas apresentações em São Bernardo, mas na Chácara Silvestre será a primeira vez. Dizem que é um lugar lindo.”

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de São Bernardo do Campo por meio da Secretaria de Cultura. A meta é a valorização e recuperação da memória, difusão de grupos e manifestações tradicionais e promoção do diálogo com povos e comunidades que construíram a história da cidade.

Além das apresentações e barracas, será possível conhecer um pouco mais sobre a diversidade cultural da cidade nas exposições que ficarão dentro e fora do Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais.

 

Serviço:

Festa Muitos Povos, Uma cidade

Dias 5, 6 e 7 de setembro, a partir das 12h

Local: Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais, no Parque Chácara Silvestre

Avenida Wallace Simonsen, 1.800, Nova Petrópolis