Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Parque Estoril abre as portas do Centro de Educação Ambiental

Parque Estoril abre as portas do Centro de Educação Ambiental

22 de Mar de 2016 Vladimir Ribeiro
Novo espaço contará com exposições e atividades educacionais relacionadas ao meio ambiente

“Fiquei com um pouco de medo, mas mesmo assim coloquei a mão na jiboia. É meio gelatinosa.” Foi dessa maneira que Beatryz Oliveira, aluna da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Bruno Massone, no Riacho Grande, descreveu a sensação que teve ao tocar a cobra, durante a inauguração do Centro de Educação Ambiental (CEA) de São Bernardo, na manhã desta terça-feira (22), no Parque Natural Municipal Estoril.

Cerca de 40 alunos da unidade estiveram no evento e puderam conferir as novidades do espaço, como espécies de animais, sementes e vegetação, entre outras. “Acho que as pessoas não dão muita importância para a natureza, pois jogam muito lixo no chão. O parque pode ajudar a lembrar que é importante proteger o meio ambiente”, disse o aluno Luiz Augusto de Paula Coelho.

Além de ser um espaço para recepcionar os visitantes do parque, o CEA tem como objetivo fomentar atividades relacionadas à educação ambiental, propiciando a utilização de recursos didáticos do parque. “O que é abordado durante as visitas que fazemos no parque é aprofundado com as crianças em sala de aula. Temos um bom retorno dos pais, que nos relatam que sofrem cobranças para fazer a separação correta do lixo, entre outras coisas”, destacou a diretora da EMEB, Cecília Oliveira Prado.

O novo espaço, entregue no Dia Mundial da Água, reunirá exposições, palestras, atividades de educação ambiental, além de contar com biblioteca. Por conta da localização, às margens da Represa Billings, o CEA também é um presente de aniversário à represa, que completa 91 anos no próximo dia 27.

A expectativa é de que o novo equipamento possa potencializar o Estoril como ponto de informações e práticas ambientais para públicos variados, estimulando a apropriação e utilização do espaço público pela comunidade. “O CEA será integrado às atividades do parque, além de ter programação só dele”, explicou o secretario de Gestão Ambiental.

Também estão programadas visitas monitoradas do CEA do Parque Estoril, que ocorrerão mensalmente, sempre aos domingos. A programação completa estará disponível no Guia da Cidade.