Estoril comemora dois anos como unidade de conservação ambiental

11 de Nov de 2015 Vladimir Ribeiro
Para celebrar, Prefeitura preparou programação, que inclui a inauguração de um meliponário – criadouro de abelhas

O Parque Natural Municipal Estoril de São Bernardo do Campo, no Riacho Grande, completa neste mês dois anos como unidade de conservação ambiental. Instituído por decreto em 13 de novembro do ano passado, o novo status jurídico tem como objetivo contribuir para a preservação dos mais de 372 mil m² de área verde do parque, onde também está localizado o Zoológico Municipal, e facilitar a realização de atividades de educação ambiental.

Neste período, o espaço, que está às margens da Represa Billings, recebeu diversas ações com o objetivo de sensibilizar e mudar hábitos dos visitantes. A meta é que eles passem a ter maior interação com o parque, por exemplo, por meio das atividades de educação ambiental, ecoturismo, conservação e esportes na natureza.

A diretora da Secretaria de Gestão Ambiental, lembrou que algumas obras de revitalização do espaço foram finalizadas neste ano, como a instalação de área para lanchonetes e vestiário. “Houve ainda a reinauguração do teleférico, pedalinhos e stand up. A ideia é incentivar o lazer que leve em conta a paisagem e os recursos naturais”, salientou.

Além de abrigar as atividades da Escola Livre de Sustentabilidade - que oferece diversas oficinas gratuitas na área da sustentabilidade - e receber visitas monitoradas de escolas do município, o parque também ganhou, neste ano, o Viveiro Escola, onde são produzidas mudas de árvores, hortas caseiras, plantas medicinais e aromáticas. Houve ainda a implantação do Jardim Sensorial, com plantas que despertam os cinco sentidos dos visitantes.

Também neste ano foi feito o mapeamento da trilha na Mata Atlântica utilizada nas atividades de educação ambiental e a revitalização do Zoológico, com a adequação de recintos e pintura dos animais nos muros.

Para o próximo ano, estão previstas melhorias na infraestrutura do parque e no Zoológico, com a construção de outros recintos para os animais e a criação de novas ações de educação ambiental e de visitação.

Programação de aniversário - Para comemorar os dois anos como unidade de conservação, haverá extensa programação: trilhas noturnas, oficinas, piquenique, além da inauguração de um meliponário – criadouro de abelhas sem ferrão.

As atividades começam nesta sexta-feira (13), com a ‘Noite de sexta-feira 13 no Parque Estoril’. A ideia é que o público possa participar de trilha guiada para observar aves com hábitos noturnos e conhecer lendas e mitos sobre os animais.

No sábado (14), as atividades terão início às 9h, com a oficina de bombas de sementes, na qual os participantes poderão escolher sementes para plantar no parque. A partir das 11h, tem inicio a segunda edição do Piquenique no Parque Estoril, que ocorrerá no gramado central do parque. Também estão previstas aulas de alongamento, festival de dança circular, aula de zumba e show com a banda Tupiniquin´s Roll.

Ainda no sábado, às 12h, será inaugurado o meliponário, que ficará próximo à entrada do Zoológico e onde serão criadas abelhas sem ferrão chamadas mandaçaia e jataí, nativas da Mata Atlântica. “Esse é mais um ganho que traremos para o parque, que hoje é direcionado para a educação ambiental”, destacou o secretário de Gestão Ambiental, João Ricardo.

Programação de aniversário

Noite de sexta-feira 13 no Parque Estoril

Dia 13, das 19h às 22h

Oficina de bombas de sementes