Participantes de programas esportivos e atletas visitam obras do Drenar

27 de Ago de 2015 Marcelo Dorador
Cerca de 50 pessoas conheceram as obras do piscinão do Paço, as galerias no entorno e a Central de Materiais Recicláveis

Cerca de 50 pessoas, entre participantes do programa ‘MovimenteAção" da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura, e atletas de esportes radicais, conheceram, na manhã desta quinta-feira (27), as obras que estão em andamento no Paço Municipal de São Bernardo. Um das intervenções visitadas foi o piscinão, com capacidade para armazenar 200 milhões de litros de água e que faz parte do Drenar, programa de combate às enchentes que conta com obras em vários pontos da cidade.

Na oportunidade, o secretário de Serviços Urbanos explicou de que maneira funcionará o escoamento de água quando todo o sistema estiver instalado. Segundo ele, o piscinão do Paço e o sistema na Vivaldi irão conter, juntos, 260 milhões de litros de água.

“Estão sendo investidos mais de R$ 300 milhões nas obras do piscinão do Paço, bem como nas galerias de águas pluviais na Avenida Aldino Pinotti e Rua Jurubatuba. A obra vai beneficiar toda a cidade, principalmente os moradores e comerciantes da região central, que convivem há anos com os transtornos causados pelas inundações”, afirmou.

Os participantes subiram ao 18º andar do edifício sede da Prefeitura, no Paço, para ter uma visão geral das obras na região. Em seguida se reuniram com Secoli, que apresentou a tecnologia utilizada para a construção do reservatório e as próximas etapas, como a construção da cobertura sobre o piscinão.

Após a visita no Centro, os munícipes seguiram para a Central de Material Recicláveis Raio de Luz, no Bairro Cooperativa, uma das duas que existem na cidade. O local tem capacidade de processar até 100 toneladas por dia.

Para Roberto Ruffo, advogado aposentado e morador da Paulicéia, a visita foi muito positiva por ter dado a oportunidade de entender o momento de mudança pela qual passa a cidade. “Estou bem admirado com a série de obras que estão sendo feitas. Em todas elas têm sempre gente trabalhando, nenhuma está parada. Uma das coisas que mais chamou minha atenção foi o centro de reciclagem, que é uma coisa de primeiro mundo e temos que valorizar, porque agora sabemos que esse material vai ser reutilizado. A Prefeitura, o Marinho e sua equipe são de se tirar o chapéu, nota mil.”

Durante o percurso para a central de recicláveis, os participantes visitaram as obras de duplicação da Avenida José Odorizzi e do viaduto que vai transpor a Robert Kennedy, intervenções que compõem o corredor de ônibus Leste-Oeste. Além disso, conheceram o Conjunto Habitacional Três Marias e passaram pela praça Giovanni Breda, que também está em obras.

O patinador profissional Caio Eli dos Santos disse ter ficado admirado com a complexidade das intervenções. “Não sabia que iriam cobrir o piscinão. Aliás, não tinha ideia que alguns transtornos aqui no Centro são reflexos de todo esse trabalho. Há locais que passamos cotidianamente e não enxergamos os motivos das intervenções. Eu passo sempre pelo viaduto que está sendo duplicado e não sabia que lá seria o corredor de ônibus. Aprendi muito hoje e espero que essas visitas alcancem mais pessoas.”