Pinacoteca de São Bernardo homenageia mulher com exposições

11 de Mar de 2015 Marco Borba
Semiótica dos Afetos e Variáveis de Bancos de Jardim podem ser conferidas a partir do dia 14

A Pinacoteca de São Bernardo do Campo realiza sábado (14), às 16h, a abertura das exposições “Semiótica dos Afetos”, de Tânia Turcato, e “Variáveis de Bancos de Jardim”, de Silvia Ruiz. As atividades integram a programação pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8.

As pinturas de Turcato, de São Caetano do Sul, colocam em pauta alguns dos principais temas da atualidade: a diversidade cultural e a violência gerada pelo choque entre diferentes crenças e valores morais. Também propõem uma reflexão sobre a maneira como as pessoas são educadas, seja por métodos formais ou informais. A curadoria é de Klaus Hofer.

Já em “Variáveis de Bancos de Jardim”, a paulistana Ruiz utiliza, em seus cerca de 30 trabalhos, diversas técnicas de gravura - como xilogravuras, litografia e fotogravura - para criar paisagens “desabitadas”.

Segundo Ricardo Resende, crítico que assina o texto da mostra, é por meio dessas imagens, que “vêm da introspecção” e das próprias anotações visuais da cidade, como o banco de um jardim, que Silvia Ruiz produz uma espécie de diário dos fatos do seu cotidiano e o transforma em uma “poesia visual gravada”.

Essa será a primeira mostra individual de Ruiz, que vem trabalhando essa temática há sete anos, em São Bernardo.

Serviço – A exposição, que é grátis, acontece até o dia 15 de março. As visitas podem ser feitas de terça a sábado, das 9h às 17h, e quinta, das 9h às 20h. A Pinacoteca fica na Rua Kara, 105, Jardim do Mar.