Piscinão do Paço, 70% concluído, vai acabar com as enchentes no Centro

06 de Out de 2015 Cosmo Silva

As obras do piscinão no Paço Municipal, na região Central de São Bernardo, seguem em ritmo acelerado. O reservatório, que tem capacidade de armazenamento de 200 milhões de litros de água, já está cerca de 70% finalizado. Com a intervenção, e a construção de galerias de águas pluviais na Avenida Aldino Pinotti e na Rua Jurubatuba, as enchentes, que por décadas afetaram a vida dos moradores e comerciantes da região central, serão coisa do passado.

A construção do piscinão do Paço faz parte do Drenar, maior programa de combate às enchentes já realizado na cidade. No total, serão investidos mais de R$ 600 milhões em todo o município.

Na manhã desta terça-feira (6), outro grupo de moradores da cidade conheceu as intervenções que estão sendo executas no centro da cidade. Durante a visita, que incluiu o canteiro do próprio piscinão, o secretário de Serviços Urbanos deu detalhes sobre a tecnologia utilizada na construção do reservatório e das galerias, bem como sobre a capacidade de armazenamento de água e todo o cronograma das obras.

“Realizar uma obra desse porte requer muito planejamento. Sabemos que em algum momento as intervenções vão causar transtorno uma vez que alteramos rotas de trânsito e interditamos algumas vias. Mas os moradores podem ter certeza que estamos trabalhando intensamente para acabar de vez com as enchentes em nossa cidade. Quando finalizada, todos ganharão muito mais qualidade de vida”, ressaltou Secoli.

Gilberto Bittencourt, metalúrgico aposentado e morador do Jardim das Oliveiras, ressaltou, durante a visita, que as obras já tornam a situação mais confortável para a população. “Antigamente, quando chovia, a cidade toda parava. Ninguém chegava à região central e quem estava no Centro não conseguia chegar em casa por causa dos alagamentos. Presenciar essas obras sendo executadas é saber que nossa cidade está sendo planejada para o futuro”, afirmou.

Além do piscinão do Paço, outros reservatórios para contenção da água da chuva já foram entregues pela Prefeitura: o do Ipiranga, com um reservatório de 5,5 milhões de m³; o da Vila Helena, com 4 milhões de m³; e o da Vila Vivaldi, com 28,5 milhões de m³.

Disk Drenar - Os moradores têm vários canais para tirar dúvidas sobre o Programa Drenar: pelo telefone 4341-8613, pelo e-mail drenar@saobernardo.sp.gov.br ou pelo Facebook “programa.drenar”.