Plenária deliberativa do Orçamento mobiliza moradores do Centro

20 de Mai de 2016 Niceia de Freitas
Organizadas pela administração municipal, reuniões permitem que a população inclua obras no orçamento da Prefeitura

O resultado da eleição das demandas a serem incluídas na peça orçamentária da Prefeitura de São Bernardo do ano que vem fez o público vibrar intensamente, com aplausos e gritos, durante a plenária do Orçamento Participativo (OP) 2017/2018 para a Região E (Centro e bairros vizinhos), que aconteceu na noite de quinta-feira (18), no Centro de Referência do Idoso (CRI). Os participantes comemoraram a escolha, com 195 votos, da reforma da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Monteiro Lobato como uma das demandas prioritárias para a região.

Além desta, foram eleitas como prioridade a reforma da Emeb Vila Duzzi e a revitalização da Praça Amália Zen Cavinato, no Jardim Maria Cecília, as duas com a mesma quantidade de votos, 185. Como demanda para a cidade foi definida a revitalização do Centro Recreativo Esportivo e Cultural (CREC) Vila Marlene. O encontro na Região E teve mais de 300 participantes.

As plenárias do OP estão em andamento em 20 regiões da cidade. Nesses encontros, os participantes podem eleger três demandas para o bairro e uma para São Bernardo. A Região E compreende, além do Centro, Vila Duzzi e Jardim Maria Cecília, bairros vizinhos como Parque Anchieta, Vila Daisy, Parque São Diogo, Jardim Hollywood, Jardim Copacabana, Vila Tereza, Conjunto Habitacional Rudge Ramos, Chácara Inglesa e Jardim Três Marias. Os encontros tiveram início em 2 de maio e seguem até 1º de junho.

Para efetivamente fazer parte da peça orçamentária, as demandas, no entanto, precisam ser aprovadas pelo Conselho Municipal do Orçamento (CMO) e, na sequência, na Câmara de vereadores.

“Mas serão. Vamos trabalhar intensamente para isso”, disse a conselheira eleita, Cristiane de Abreu Palma, moradora do Jardim Maria Cecília, que votou pela reforma da praça. Ela, junto com o suplente, Miguel Guarinon, foi eleita na plenária para ser integrante do CMO e terá como papel definir, ao lado dos técnicos da administração municipal, quais obras entram para a peça orçamentária da cidade. Os participantes também escolhem os representantes regionais.

Cristiane, parabenizada pela nova função com muito entusiasmo, falou sobre uma das demandas eleitas, a revitalização da Praça Amália Zen Cavinato. “Os moradores pedem há mais de 20 anos essa intervenção. Foi uma grande vitória a demanda ter sido eleita, principalmente porque se trata de um bairro que não tem histórico de organização e participação”, disse.

A diretora da Emeb Monteiro Lobato, Rose de Campos, explicou que a reforma da escola é uma reivindicação antiga da comunidade. “Por isso, decidimos fazer da forma correta, por meio do OP. Convocamos os pais e fizemos campanha na escola para todos virem votar”, afirmou.

Até quem esteve pela primeira vez na plenária e não conseguiu incluir demanda saiu satisfeito. Ana Maria Afonso Castelo Branco, moradora do Bairro Olavo Bilac, compareceu à reunião com abaixo assinado dos moradores do bairro para solicitar iluminação na Praça Claudia Antonio Anjoleto. Após ser orientada pela equipe de governo, entendeu que o local precisa apenas de manutenção. “Que ótimo, fiquei muito feliz! Meu Deus, que oportunidade a gente perdia”, disse.

Durante o encontro, o prefeito destacou a importância da transformação da cidade por meio da participação popular. “Tudo o que estamos fazendo é resultado de compromisso que assumi em 2009 de fazer uma gestão democrática, ouvindo a população. Quando começamos o governo, a condição das áreas de saúde, educação e habitação, entre outras, era uma lástima. Agora temos UBS (Unidade Básica de Saúde), UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e não temos mais pessoas morando em alojamentos precários, por exemplo”, disse.

Outras conquistas – Em razão de plenárias dos anos anteriores, os moradores da Região E já foram beneficiados com a reforma e revitalização do velório da Vila Euclides e reforma e ampliação da Emeb Vinicius de Moraes.

Outros serviços e obras implantados na região são a reforma e ampliação da UBS Vila Dayse e Vila Euclides, com implantação de saúde bucal; implantação do CAPS III 24h; implantação da farmácia popular no Centro; e a reforma e construção de quadras poliesportivas em escolas municipais.

A próxima plenária deliberativa será na Região T, neste sábado (21), às 19h, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) José Ibiapino Franklin – Rua Edmundo dos Santos, 14, Bairro Santa Cruz.

O calendário completo das plenárias deliberativas pode ser acessado aqui.