Plenária do Orçamento Participativo chega à Vila Ferreira

24 de Jun de 2015 Marco Borba
Os moradores tomaram conhecimento de algumas das principais obras feitas na cidade pela gestão atual

O prefeito de São Bernardo do Campo deu continuidade nesta terça-feira (23) às plenárias do Orçamento Participativo (OP). Nesses encontros, é apresentado à população um balanço das realizações da Administração municipal desde 2009 por meio do Orçamento Participativo. O encontro ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Florestan Fernandes, na Vila Ferreira, e reuniu cerca de 200 pessoas.

A cidade foi dividida em 20 regiões para as plenárias do OP. A Vila Ferreira encontra-se na Região K, que agrega, entre outros, a Vila Alves, Cooperativa, Fei Mizuho, Jardim Esmeralda e Jardim Nazareth.

Na plenária, os moradores tomaram conhecimento de algumas das principais obras feitas na cidade pela gestão atual, como as do Projeto Drenar, de combate às enchentes na cidade (um piscinão com capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água de chuva está sendo construído no Paço Municipal), o Centro de Monitoramento (com 400 câmeras espalhadas pela cidade), implantação da coleta seletiva, construção de nove UPAS (Unidades de Pronto Atendimento), oito Emebs, revitalização de 64 praças e construção de 4.046 moradias, entre outras.

Na Região K, foram ampliadas e reformadas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Alves Dias e do Jardim Nazareth. Estão previstos ainda a revitalização do campo do Palestrinha e a pavimentação da Rua Faustino Neri (em andamento).

Na reunião, o prefeito pontuou algumas realizações e destacou o setor de Habitação. “Estamos investindo no meu governo 8,3% do Orçamento em projetos habitacionais. Nenhuma cidade faz isso. A média nacional é 0,7%. É claro que não se resolve a questão do déficit habitacional em oito anos. Precisaríamos de mais uns três PPAs (Planos Plurianuais), se mantivermos esses investimentos. Já construímos 4.046 unidades e estamos fazendo muito mais.” Cerca de outras duas mil moradias estão em construção na cidade.

Iane Pinto de Lima, moradora do Jardim Alves Dias, participou pela primeira vez do OP. Assim que tomou conhecimento da dinâmica das plenárias (nas deliberativas a população escolhe as prioridades para o Bairro e para a cidade), aprovou a iniciativa da Administração. “É democrático. Acho que toda cidade devia fazer. É interessante ter a opinião da população para ter um ponto de partida. Ajuda a trazer melhorias para a vida das pessoas de forma mais satisfatória, afinal elas é que vão dizer o que é mais importante.”

Nesta quarta-feira (24) a plenária de prestação de contas ocorre na Vila Marchi (Região J), na Emeb Estudante Flamínio Araújo de Castro Rangel (Rua Assunção, 176).