Plenárias do Orçamento Participativo chegam ao bairro Santa Terezinha

11 de Jun de 2015 Vladimir Ribeiro
Cerca de 230 moradores estiveram na reunião: o prefeito falou sobre as obras e projetos já realizados e em andamento

A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Prefeito Aldino Pinotti, no Bairro Santa Terezinha, recebeu, na quarta-feira (10), a terceira plenária de prestação de contas do Orçamento Participativo (OP). Além do prefeito de São Bernardo,  estiveram presentes aproximadamente 230 moradores.

Os encontros de prestação de contas acontecem em 20 regiões nas quais a cidade é dividida para o OP. A região G, onde aconteceu a reunião, também é formada pelas comunidades do Jardim Nova Petrópolis, Nascimento, Vanguarda, Wallace Simmonsen, Marrocos, Palermo I e II, Vila Village, vilas Delmira, Júlia, Lilia, Chaminé, Antunes, Sítio Pasto da Grana, entre outras localidades.

Neste ano, o objetivo das plenárias é apresentar à população o que foi e está sendo feito em São Bernardo como resultado da participação da comunidade na definição das prioridades de investimento da Prefeitura.

Entre as demandas apresentadas como prioridade pelos moradores da região G e incorporadas ao orçamento da Prefeitura estão a readequação viária na Rua André Coppini, revitalização das praças Geraldo Capitâneo, Santo Expedito e a situada ao lado da Igreja Santo Expedito, e a construção de mais um acesso para o Jardim Irajá. Todas essas demandas foram concluídas e entregues.

Para o prefeito , as plenárias são uma forma da Administração municipal e população pensarem juntos os rumos da cidade. “Hoje nosso principal problema é a mobilidade. Para solucionar isso, vamos implementar 14 corredores de ônibus, sendo que o primeiro, o Leste-Oeste, está em construção”, destacou.

Rogério de Oliveira, que mora há 49 anos em São Bernardo, afirmou que participou de todas as plenárias do OP realizadas em sua região. “Essa é uma oportunidade da população falar das necessidades dos bairros e da cidade, além de poder acompanhar como está o andamento de cada obra”, salientou.

No momento estão sendo executadas as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do Jardim Leblon, que tem previsão de inauguração em agosto deste ano, construção de um prédio próprio para a UBS Santa Terezinha, ainda em busca de terreno; e implantação de uma praça no final da Rua Manoel Bandeira, no Saracantã, que está em fase de projeto e condicionada à conclusão do Corredor Leste Oeste.

Nesta quinta-feira (11), a plenária será realizada na Região B, na Emeb Viriato Correia, localizada na Rua Brasil, 430, no Rudge Ramos, a partir das 19h. O calendário completo das reuniões pode ser conferido no portal da Prefeitura, www.saobernardo.sp.gov.br/op2015.