Praça revitalizada no Botujuru garante mais qualidade de vida para moradores

20 de Mar de 2016 Niceia de Freitas
Segundo Gilvan dos Santos, há 20 anos na comunidade, “o benefício é de todos”

A Praça Carmen Beltran Martins, no Bairro Botujuru, foi entregue pelo prefeito de São Bernardo totalmente revitalizada na manhã deste domingo (20) e vai fazer a diferença na qualidade de vida da população do entorno. Morando no local há 20 anos, Gilvan dos Santos já faz planos para se distrair e relaxar junto com a família no novo espaço. “Agora vou poder trazer meus filhos e aproveitar. O benefício é de todos”, disse. A revitalização da área, com cerca de 6.600m², foi votada como prioridade pela comunidade durante plenária deliberativa do Orçamento Participativo (OP). Ao todo, 95 praças foram implantadas e/ou revitalizadas pela Prefeitura desde 2010.

O espaço, antes com apenas um campo de areia e playground, recebeu intervenção arquitetônica moderna e inclusiva, que valoriza e estimula o convívio social. A área ganhou bancos e o campo foi reformado e agora conta com sistema de drenagem de água. Também foram instalados novo playground, academia da terceira idade, equipamentos para alongamento, pista de caminhada, calçadas com acessibilidade universal e iluminação com lâmpadas led, mais eficientes.

O meio ambiente foi valorizado já que houve o plantio de espécies frutíferas, como jabuticaba, pitanga, araçá, e floríferas, como ipês e palmeiras. A medida visa, inclusive, manter e atrair ao local pássaros.

O nome dado ao equipamento público foi escolhido pelos moradores e faz homenagem à Carmen Beltran Martins, que morreu há dois anos vítima de um infarto e que residia em frente à praça. Ela era conhecida no local por cuidar e incentivar as pessoas a respeitar o ambiente. Os filhos, genros, noras, netos e bisnetos compareceram ao evento, alguns vindos de Joinville (SC). “Era o sonho dela ver este local recuperado. Tenho certeza que de onde ela estiver, está feliz”, disse a filha, Aparecida Beltran Martins.

“O exemplo da dona Carmem deve ser seguido por todos. Entre outras coisas, não se deve jogar bitucas de cigarro no chão. Investimos em equipamentos pedidos pela própria população. Portanto, é de vocês, tomem conta”, disse o prefeito.

O chefe do Executivo acrescentou que os moradores devem continuar a participar da administração da cidade, por exemplo, ajudando a eleger as prioridades em termos de obras e projetos a serem executados pela Prefeitura. “Aqui, neste bairro, vamos ter a reunião preparatória para o (OP) no dia 4 de abril e a plenária deliberativa, quando vocês vão poder escolher prioridades de investimento, no dia 12 de maio”, anunciou. Os dois encontros serão realizados na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) José Cataldi.

Presente à cerimônia, o secretário de Ações Governamentais, que também responde por Serviços Urbanos, disse que a praça foi planejada para ser uma área de convívio, aumentando a qualidade de vida da população.

Durante o evento, o prefeito plantou uma muda de jabuticabeira e descerrou a placa comemorativa de entrega, onde constam o nome da praça e dos trabalhadores que executaram a reforma.

Estiveram presentes deputada federal e vereadores.

Missa – Antes da inauguração da praça, o prefeito participou, no início da manhã, da missa de Domingo de Ramos na paróquia São Pedro e São Paulo, na Vila São Pedro, que foi seguida de procissão. A celebração pelo padre Júlio Caprani teve início às 8h30, em frente à escola municipal Odete Maria Ramos Pinto e terminou na igreja.

A missa e caminhada marcam o início da Semana Santa, comemorada pelos católicos com a entrada de Jesus em Jerusalém. Durante o percurso, os seguidores carregaram galhos de palmeira em alusão aos ramos de oliveira usados pela multidão para receber Jesus como rei.