Praças e parque linear são opções de lazer no Independência e Esmeralda

14 de Dez de 2015 Marco Borba
Obras foram entregues pelo prefeito de São Bernardo no fim de semana

Os moradores do Jardim Independência e do Jardim Esmeralda, em São Bernardo, contam com novas opções de lazer e para a prática de atividades física e esportiva. As benfeitorias, um parque linear e duas praças (interligadas), foram entregues pelo prefeito  no fim de semana e reuniram dezenas de famílias. Ao todo, 90 praças foram construídas/revitalizadas na cidade pela atual Administração desde 2010.

No sábado, a cerimônia marcou a liberação para uso das praças Arlindo Milani (3.540 m²) e Maria Flora Ballotim (5.800 m²), no Jardim Independência. Após as intervenções os dois espaços de lazer passaram a ser interligadas. A melhoria foi aprovada pela população como prioridade durante o Orçamento Participativo (OP).

“Esperamos cerca de 30 anos por isso. Entrou governo e saiu governo e ficou na mesma. Até bem pouco tempo era um matagal. Virou depósito de lixo e espaço para usuários de drogas. Hoje, nem se compara com o que era. Agora sim vai incentivar a gente a fazer atividade física e a frequentar”, comemorou o aposentado José Dias dos Santos, que mora no bairro há 37 anos.

“Vai ficar muito bom para as famílias, que agora terão um lugar apropriado para frequentar. Para as crianças, então, será uma maravilha”, completou a dona de casa Sueli Grandizoli, 59, que foi conferir a cerimônia acompanhada do neto.

Iniciada em março deste ano, a obra recebeu investimentos de R$ 1,2 milhão. As praças ganharam bancos, playground, quadra de futsal e basquete de rua, pistas de skate e caminhada, equipamentos de alongamento e atividade física para a terceira idade, iluminação em LED, novas calçadas com acessibilidade e pintura dos muros com grafitagem. Também foram plantadas árvores nativas, como ipês e jacarandás, e espécies frutíferas, entre as quais jabuticabeira, pitangueira e araçá.

Jardim Esmeralda – A entrega do Parque Linear aconteceu no domingo (13). A obra consta do Projeto de Urbanização Integrada do bairro. O espaço tem 5.651 m² e conta com duas vias de circulação, praça de estar pergolada (espécie de galeria construída em pátios e jardins, podendo ser coberta com telhas transparentes ou trepadeiras, formando um portal), academia, quadra esportiva e playground para a garotada. No local também foram plantadas espécies nativas de Mata Atlântica.

A obra é objeto de contrato com a Caixa Econômica Federal no âmbito do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Graças ao projeto foi viabilizada a urbanização, com a substituição integral de moradias precárias por apartamentos, que hoje compõem o Conjunto Habitacional Jardim Esmeralda, concluído em outubro de 2012 e que atendeu as famílias residentes e cadastradas na própria área.na primeira etapa já estão em processo de regularização fundiária.

Dos 896 apartamentos que compõem o conjunto, 564 foram construídos e entregues pela atual Administração. Os 332 construídos

O bairro também recebeu outras melhorias. Em maio deste ano a Prefeitura entregou a reforma do campo de futebol do Corintinhas e já está construindo um centro comercial para atender as famílias que desenvolviam atividades comerciais na área antes das remoções. A obra deve ser entregue ainda no primeiro semestre de 2016.

O valor do investimento – abrange as obras de habitação, infraestrutura e equipamentos, regularização fundiária e trabalho social – é de R$ 53,6 milhões.

A dona de casa Deni Duarte, 57 anos, foi com o neto Cássio, 2 anos, conferir a entrega do parque linear. “Mudei para cá em 2004. Há anos pedíamos uma área de lazer, mas só agora, com o atual prefeito, é que saiu. Será bom para todos, principalmente para as crianças.”

Durante a entrega das obras nos dois bairros, o prefeito pediu aos moradores que zelem pelos espaços. “É um processo de educação. Os pais têm de ensinar os filhos, os vizinhos conversar com os outros vizinhos e, assim, espalharem essa cultura de preservação dos espaços públicos. Não pode pichar as paredes, jogar lixo nas ruas, calçadas.”