Prefeito abre ciclo de prestação de contas do Orçamento Participativo

09 de Jun de 2015 Marco Borba
No encontro, prefeito de São Bernardo apresentou obras e serviços realizados pela atual Administração desde 2009

O prefeito de São Bernardo do Campo abriu nesta segunda (8), no Centro Comunitário Jácomo Guazelli, no Ferrazópolis, o ciclo de prestação de contas do Orçamento Participativo (OP). O objetivo é apresentar aos munícipes as ações realizadas na cidade pela atual Administração, desde 2009, como obras e serviços que foram incorporados ao orçamento graças à participação da comunidade. Também estiveram no evento secretários municipais, vereadores e deputados estaduais.

As plenárias com a população acontecem nas 20 áreas em que a cidade foi dividida para o OP. O Ferrazópolis está inserido na Região H, que abrange ainda Jardim Leblon, Jardim Novo Horizonte, Vila Formosa, Jardim Regina e Limpão, entre outros. Naquela localidade, entre outros benefícios, foram reformados a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Di Cavalcanti, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Ferrazópolis e o centro esportivo. Também foi instalado um ecoponto no Jardim Regina.

Para que toda a comunidade fosse contemplada, a Prefeitura realizou, em maio, plenárias com diversos segmentos da sociedade, como o empresarial, esportivo e sociedade amigos de bairro.

Alguns dos resultados da participação da comunidade na definição das prioridades de investimento da Prefeitura na cidade foram a construção, reforma e ampliação de Emebs e de UBSs; a revitalização de praças; o Programa Municipal de Regularização Fundiária, que beneficiará cerca de 25 mil famílias; o Programa Municipal de Urbanização Integrada e Produção Habitacional, que já entregou 4.046 moradias, entre outras realizações.

Durante o evento, o prefeito reafirmou a importância da participação da comunidade nas plenárias do OP e o acompanhamento das demandas que ela mesma escolheu como prioridade. “É preciso que o cidadão esteja ciente de que estará nos ajudando a criar uma cidade melhor para todos, não apenas para ele ou para a região onde ele mora.”

A advogada Cleunice Vieira Almeida, que disse ter participado pela primeira vez de uma reunião do Orçamento Participativo, tem o mesmo pensamento. “Vim conhecer como funciona. É uma iniciativa democrática e que deveria servir de modelo para o país. Permite que o cidadão opine, participe das decisões de governo. É a Administração abrindo as portas para as pessoas, já que a gente trabalha o dia inteiro e às vezes não tem como fazer uma reivindicação. É bom participar, para se conscientizar do que está sendo feito na cidade e até para poder cobrar.”

A plenária desta terça acontece na região F (Jardim Farina). O calendário completo das plenárias pode ser conferido no portal da Prefeitura, www.saobernardo.sp.gov.br/op2015.