Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Prefeito assina alvará que libera demolição do Best Shopping

Prefeito assina alvará que libera demolição do Best Shopping

12 de Jun de 2015 Marco Borba
Previsão é que prédio, abandonado há 15 anos, comece a ser derrubado a partir da próxima semana

O Prefeito de São Bernardo assinou nesta sexta-feira (12) o alvará que autoriza a demolição do Best Shopping, na Chácara Inglesa, abandonado há 15 anos. O documento foi entregue ao advogado e administrador do condomínio, Marco Alexandre. A previsão é de que a demolição seja iniciada a partir da próxima semana e dure entre 30 e 40 dias. Estima-se que entre 600 e 800 caminhões de entulho sejam retirados do local, que já se encontra com tapumes.

“Na segunda-feira vou conversar com a demolidora. A intenção é que seja iniciada de imediato, já na próxima semana”, disse Alexandre, segundo quem o custo da demolição e envio do entulho para uma área de descarte ficará em torno de R$ 2 milhões. O custo será arcado pelos proprietários da área.

Inaugurado em 1987, o shopping ficou aberto por 12 anos e faliu em função da inadimplência dos proprietários. Os lojistas eram donos das próprias unidades, o que dificultou e postergou possíveis soluções para o antigo empreendimento. Em 2011 foi iniciado o processo de unificação das matrículas, o que permitiu a tomada de decisões para resolver o problema do imóvel.

O prefeito lembrou que, desde a criação de seu programa de governo, em 2008, tinha planos para solucionar essa pendência. “Era uma das feridas na cidade. Sabíamos que seria um processo lento, por envolver várias famílias e tratar-se de massa falida. Não queríamos fazer a desapropriação para não onerar os cofres públicos. Achamos que a iniciativa privada deveria resolver isso. Felizmente está caminhando e espero que logo se dê uma definição para aquela área, de modo que não continue vazia.”

Marco Alexandre afirmou ainda não ter uma definição de uso para a área, de cerca de 8 mil m². “Ainda não tenho a propriedade plena do imóvel. Ao todo são 162 matrículas e 222 famílias proprietárias de cada uma das lojas que havia. Só faltam quatro matrículas para que possamos definir tudo e ter uma matrícula única. Assim poderemos dar uma destinação para aquele imóvel.”

Ainda segundo o administrador, por estar em uma área de uso misto, o terreno não poderá ser usado em sua totalidade para a construção de moradias.

Os moradores comemoram o fim do drama, já que nos últimos anos o local vinha sendo usado para descarte irregular de lixo e abrigava mendigos e usuários de drogas. “O empenho da Prefeitura para ajudar a resolver a questão representa um alívio. Era uma área degradada, tinha muitos ratos e baratas e havia o risco de dengue por causa da água parada. Nosso pesadelo está perto do fim”, disse o aposentado Miguel Namura Bueno, 72 anos, que mora atrás do antigo shopping.