Prefeito assina decreto que amplia itens vendidos em bancas de jornal

31 de Mai de 2016 Marcelo Dorador
Medida permite venda de acessórios para celular, chip, recarga, sorvete, artigos de papelaria e brindes, entre outros

O prefeito de São Bernardo e o secretário de Coordenação Governamental e Serviços Urbanos assinaram na tarde desta terça-feira (31) o Decreto Municipal 19647/2016, que altera o artigo 77 do Decreto 13500/2001, do Código de Posturas do município, que, entre outras normas, regulamenta a atividade das bancas de jornal. O ato foi realizado no Salão Nobre do Paço Municipal.

O novo decreto amplia a gama de produtos e serviços que podem ser comercializados nas bancas, como acessórios para aparelhos celulares, chips e recarga; artigos de papelaria de pequeno porte, bem como brinquedos encartelados em display; doces e salgados embalados e industrializados; brindes diversos; impressão de fotos digitais; cópias de chaves; água mineral e sucos industrializados em embalagem descartável; refrigerantes em lata, e sorvetes industrializados e embalados.

Segundo o prefeito, a atualização do decreto é importante em uma cidade que tem 173 bancas de jornal, pois é uma medida que facilita o acesso da população a determinados produtos e serviços, além de permitir incremento nos negócios. “Esperamos que, com essa medida, possamos dar tranquilidade aos jornaleiros, que têm a árdua tarefa de acordar cedo e informar a população do que acontece. É um decreto necessário, que também regulamenta aquele comerciante que acabava vendendo alguns desses itens de forma irregular.”

O secretário ressaltou que a medida tem como objetivo propiciar maior amplitude comercial à categoria: “Entendemos que a concorrência realizada por supermercados, lojas de conveniência e padarias, e nos últimos anos a facilidade de informação por mídia digital, tem imposto grandes dificuldades a essa categoria. Assim, nada mais justo do que atualizar o Código de Posturas para ampliar a oferta de produtos e serviços pelas bancas”, pontuou.

O jornaleiro José Antônio Ferreira, que tem banca na cidade há 35 anos, disse que a medida é reivindicação antiga dos donos desses estabelecimentos: “Como outros comércios passaram a vender os produtos que faziam parte do nosso material, acabou complicando o rendimento de diversos profissionais de divulgação. Infelizmente, muitas pessoas acabavam trabalhando de forma irregular, o que era um grande problema. Agora, com a nova lei, todos poderão trabalhar com muito mais segurança.”