Prefeito apresenta ações do Orçamento Participativo em Rudge Ramos

12 de Jun de 2015 Niceia de Freitas
Na reunião, o prefeito falou sobre as obras e ações que a Prefeitura está realizando e as que já entregou

A readequação das calçadas e a reforma da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Otílio de Oliveira, no Rudge Ramos, foram escolhidas pela comunidade como prioridade durante as plenárias de prestação de contas do Orçamento Participativo (OP) de São Bernardo. Essas intervenções, ambas entregues, foram apenas algumas das conquistas resultantes da participação cidadã e apresentadas pelo prefeito na noite desta quinta-feira (11) em mais uma plenária de prestação de contas do OP. O encontro, na Emeb Viriato Correia, no Rudge Ramos, teve a presença de 280 pessoas, além do vice-prefeito, secretários e vereadores.

A plenária é a quarta de uma série de 20 encontros que tiveram início no dia 8 de junho e vão até 4 de julho. O objetivo é apresentar as obras e serviços incorporados ao orçamento da cidade graças à participação popular. Para que toda a comunidade fosse contemplada, a Prefeitura também realizou, em maio, plenárias com diversos segmentos da sociedade, como o empresarial, esportivo e sociedade amigos de bairro. O prefeito elogiou o interesse da população e destacou que as conquistas são resultado deste processo. “Não governamos uma cidade sozinha. Tudo que está aí é para vocês e não pensamos em uma administração em curto prazo. Ao contrário, tudo tem de ser feito e bem planejado para melhorar a qualidade de vida e acolher bem as pessoas”, comentou.

As plenárias serão realizadas em 20 áreas nas quais a cidade foi dividida para o OP. O Rudge Ramos compreende a Região B e contempla mais de 30 vilas, como a Helena, Vivaldi, Santa Lúcia e Jardim dos Meninos.

Outras demandas da região incorporadas ao orçamento graças ao OP, e que estão em andamento, são a drenagem da Vila Vivaldi; revitalização do Largo da Igreja São João Batista e da Rua Afonsina e Rua Afonsina, entre outras.

Além da prestação de contas, o evento debate e esclarece dúvidas. Para informar melhor os moradores sobre uma das questões mais polêmicas, a revitalização da Praça São João Batista, o prefeito marcou um novo encontro com a comunidade. “Vamos realizar uma plenária específica na próxima sexta-feira (19), na Emeb Lauro Gomes, para apresentar todo o projeto”, disse.

Durante o evento, os participantes assistiram a um vídeo com os resultados da participação da comunidade na definição das prioridades de investimento da Prefeitura na cidade, como a construção, reforma e ampliação de Emebs e de Unidades Básicas de Saúde (UBSs); a revitalização de praças; o Programa Municipal de Regularização Fundiária, que beneficiará cerca de 25 mil famílias; o Programa Municipal de Urbanização Integrada e Produção Habitacional, que já entregou 4.046 moradias, entre outras realizações.

Moradora do Rudge há 62 anos, Montserrat Martin Badia, 78 anos, disse que a participação na gestão ajuda a melhorar a cidade. “A cobertura do piscinão da Jacquey é um exemplo, já que o projeto inicial não previa essa obra. Quando o povo se une o resultado é melhor pra todos”, comentou.

A reunião contou ainda com atividade cultural. A orquestra infantil da Emeb Otílio de Oliveira fez uma apresentação musical com regência do maestro Felipe Santarelli. “Este é um exemplo de que a escola pública pode ser boa, de qualidade”, disse a secretária de Orçamento e Planejamento Participativo.

A próxima plenária acontece nesta sexta-feira (12), com os moradores da região A, na Emeb Professor Ramiro Conçalez Fernandes, no Taboão. O calendário completo pode ser conferido no portal da Prefeitura, www.saobernardo.sp.gov.br/op2015.