Conjunto Três Marias faz ação Socioambiental ; prefeito participa

11 de Mai de 2015 Marcelo Dorador
Atividade organizada pelos moradores do ConjuntoTrês Marias, em parceria com a Administração, levou atividades culturais e de prestação de serviço

Muita cultura, lazer e serviços marcaram a manhã deste sábado (9) no Conjunto Habitacional Três Marias, no Bairro Cooperativa, durante a ação Três Marias Socioambiental. A atividade é resultado da organização dos moradores do conjunto habitacional, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo, com objetivo de promover a integração e incentivar ações educativas para conservação do local.

O prefeito de São Bernardo parabenizou a iniciativa dos moradores, que ajuda a mudar o olhar da população na construção da cidade. “Quando os moradores se apropriam do local em que vivem e organizam uma atividade como essa, fica claro que há uma mudança de pensamento sobre o espaço em que vivem. A construção dessa comunidade é coletiva, e o envolvimento de todos é essencial para que aqui se torne um espaço cada vez mais agradável”.

A atividade contou com vasta programação, com oficinas de dança de salão, apresentação de teatro e brincadeiras, peça educativa sobre o Programa Drenar, que vai acabar com as enchentes na cidade, a peça Madame Carmencita e a Sustentabilidade, apresentação de street dance e hip hop, entre outras.

A síndica Fabiana Nunes de Maria foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, que resultou em um grupo gestor do evento, no qual participaram muitos moradores. “Parti do princípio de que este é um local muito bom de morar, com diversas qualidades, mas com problemas pontuais quanto à organização dos moradores em relação aos recicláveis e outros cuidados de áreas comuns. E com os expositores conseguimos provocar algumas mudanças, que serão positivas para o bairro”.

A secretária de Habitação destacou que atividades comunitárias devem ser apoiadas e fortalecidas. “A ação integrada foi articulada no âmbito das ações do trabalho social com a população, buscando, além de fortalecer o protagonismo da população, disseminar informações para garantir a melhoria da qualidade de vida e dos níveis de inclusão da população local, por meio da integração dos diversos programas sociais desenvolvidos pela Administração”.

Durante a atividade foi realizado também o plantio de mais de 100 árvores frutíferas e floríferas, como cerejeira do Rio Grande, jabuticabeira, cabucizeiro, pitangueira, ipê-amarelo, ipê-roxo, pau ferro e araçazeiro. Na oportunidade, o prefeito realizou o plantio de uma jabuticabeira, assim como a secretária de Habitação e o secretário de Serviços Urbanos.

O Conjunto Habitacional Três Marias é resultado de um investimento integrado do município e do Governo Federal, com 1.236 unidades habitacionais. As famílias que moram no local foram retiradas de áreas de risco da cidade e de alojamentos precários que existiam há mais de 15 anos em São Bernardo do Campo. O evento contou ainda com a participação de vereadores.