Prefeito entrega 59 moradias do Conjunto Habitacional Duarte Murtinho

05 de Jul de 2016 marco Borba
Moradias fazem parte da urbanização executada pela Prefeitura, que prevê regularização fundiária e obras de infraestrutura

A empregada doméstica Aldenir Soares de Lima Araújo está de endereço novo. Ela faz parte de uma das 59 famílias que receberam, na manhã deste sábado (2), a chave da sua nova casa no Conjunto Habitacional Duarte Murtinho. “Por muito tempo, esperamos um local digno para viver, muitos falaram que não daria certo, mas eu acreditei e hoje está acontecendo”, disse emocionada Aldenir, que há 33 anos mora no Jardim Silvina.
A entrega das 59 novas moradias do Conjunto Habitacional Duarte Murtinho foi realizada pelo prefeito de São Bernardo. Segundo ele, todo o bairro passou por diversas melhorias ao longo de seu governo. “Precisamos ter compreensão sobre o processo de transformação que a região está passando. A reurbanização do Silvina conta com diversas intervenções públicas estruturais e educacionais para melhorar a qualidade de vida dos moradores.”
O Projeto de Urbanização Integrada do complexo de assentamentos do Silvina Audi é uma obra da Prefeitura em parceria com o Governo Federal, viabilizada pelo PAC/Urbanização e Assentamentos Precários, e tem como objetivo assegurar a moradia digna para as famílias que residiam nos assentamentos Silvina Audi, Washington Luiz, Gaspar de Souza e Bananal. Ao todo, o projeto atende 3.341 famílias.
Os apartamentos, de 42,5 m² e 50 m², são de 2 ou 3 dormitórios, com sala, cozinha, banheiro e área de serviço. A definição das famílias para o número de quartos segue o critério da quantidade de moradores.
Além dessas 59 novas moradias, o programa ainda prevê a entrega de 226 unidades contratadas com o PAC e a urbanização e regularização fundiária de 2.361 moradias consolidadas no bairro.
As obras de urbanização abrangem implementação de infraestrutura, produção de unidades habitacionais e equipamento público, integrados à regularização fundiária e trabalho social com as famílias.
As ações do Projeto de Urbanização abrangem uma série de intervenção, composta por quatro assentamentos precários do Bairro Jardim Silvina: Silvina Audi, Washington Luís, Gaspar de Souza e Bananal, com parte do Loteamento Jardim Silvina.
Estão também em obras, em andamento ou contratadas, diversas outras áreas na cidade, de acordo com a secretária de Habitação, presente ao evento. Desde que o atual governo assumiu a administração, em 2009, já foram entregues 4.911 novas moradias.
Também participaram do evento a Gerente Regional de Governos da Caixa Econômica Federal, Lenita Torres, a deputada estadual Ana do Carmo e os moradores contemplados.