Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Prefeito entrega 96 apartamentos no Jardim Lavínia

Prefeito entrega 96 apartamentos no Jardim Lavínia

08 de Dez de 2014 Marco Borba
Cerimônia ocorreu neste sábado; outras 88 unidades serão entregues em 2015

O prefeito entregou 96 apartamentos da primeira etapa do projeto de urbanização integrada do Conjunto Habitacional Jardim Lavínia neste sábado (6). É a primeira entrega de um total de 184 unidades. As restantes, já em construção, serão finalizadas no próximo ano. 
O evento reuniu, além de diversas lideranças comunitárias, representantes da Caixa Econômica Federal, que financia o empreendimento por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. Com as novas unidades, a atual Administração chega a um total de 3.958 moradias finalizadas desde 2009.
Emoção e lágrimas tomaram conta da cerimônia de entrega das chaves aos moradores. "O barraco do meu pai foi o primeiro a ser construído nessa região, há 35 anos. Foram muitos anos de dor e sacrifício até a concretização do sonho da casa própria. Antes dava vergonha trazer um amigo ou quando íamos comprar móveis nas lojas e diziam que não entregavam na favela. Agora temos um endereço, um lugar digno para morar", disse, emocionado, Francisco Eufrazino, líder comunitário.
Durante o evento, o chefe do Executivo lembrou aos futuros moradores a proibição de venda das unidades. "Ao entregarmos a moradia, vocês estão tendo a permissão de uso e, enquanto não houver a quitação do imóvel, ele não pode ser comercializado. Quem vender vai perder dinheiro e não poderá se cadastrar na cidade e em nenhuma outra do país para projetos de habitação, porque o cadastro é nacional. E quem comprar será retirado, porque aqui temos planejamento e um governo sério."
O prefeito também reforçou junto aos moradores a necessidade de preservação e conservação das novas moradias. "É preciso mudar os hábitos, os conceitos. Agora é uma nova realidade, uma nova concepção. Vocês é que serão responsáveis pela manutenção, então não é admissível jogar lixo nas calçadas, papéis e pontas de cigarro pela janela. Cuidem do que agora será de vocês."
Com a entrega das unidades, a população tem assegurado o direito à moradia adequada e a eliminação de condições de riscos à vida àqueles que moravam nos assentamentos precários. Durante a construção dos prédios, as famílias receberam renda abrigo no valor de R$ 300.
O conjunto de apartamentos é de edificações verticais, sendo cinco blocos com 20 apartamentos e três com 28. Além das unidades, foram feitas obras de infraestrutura, como redes de água, esgoto, energia elétrica, drenagem e pavimentação, e construído um salão social. A próxima etapa do projeto de urbanização integrada prevê a regularização fundiária.
Outras 516 unidades desta primeira etapa, mas de outro contrato, já haviam sido entregues nos últimos anos no local, também destinadas a famílias originalmente ocupantes da área.