Prefeito entrega praça revitalizada no Jardim das Orquídeas

08 de Dez de 2014 Marco Borba
Demanda do Orçamento Participativo, espaço recebeu, entre outras melhorias, nova quadra esportiva e pista de caminhada

Os moradores do Jardim das Orquídeas, na região do Alvarenga, já podem preencher os momentos de folga com muita diversão e atividades físicas e esportivas. O prefeito de São Bernardo do Campo entregou neste domingo (7), totalmente revitalizada, a Praça Aldemir Moreira Santos.

A reforma da área de lazer, a quinta entregue pela Prefeitura este ano, foi demanda eleita pela comunidade durante o Orçamento Participativo (OP). Além do chefe do Executivo, participaram da cerimônia lideranças comunitárias e familiares do homenageado que deu nome à Praça.

Aldemir Moreira, conhecido no bairro como Cebola, falecido em janeiro desse ano, era metalúrgico aposentado. Ele foi o primeiro presidente da Associação Amigos de Bairro do Jardim das Orquídeas. "A família toda e os amigos estão muito felizes e honrados por essa homenagem", disse a esposa de Cebola, Maria Aparecida Santos. O Bairro tem 32 anos.

Moradores do entorno acompanharam a inauguração. "Essa praça caiu do céu. As crianças agora terão uma área para se divertir. Antes não podíamos deixá-las sair de casa", elogiou o autônomo Mário Aparecido Gonçalves de Jesus, 38 anos, pai de Larissa, 18, e Vitor, 6.

"Ainda bem que esse governo tem olhado para nossa região. Meu filho gosta muito de skate e antes não tinha onde andar. Agora tem até uma quadra pra jogar (futebol)", completou a dona de casa Jussara Alves Nunes, 31.

Durante a entrega, o chefe do Executivo conclamou a população a participar das reuniões do OP e a preservar a área. "Antes na cidade não havia o Orçamento Participativo. É importante que vocês compareçam às reuniões e ajudem a eleger as demandas que são prioritárias. Mas é preciso também que vocês não só frequentem, mas também fiquem de olho para que não haja vandalismo na praça. Vocês têm de ajudar a cuidar e preservar essa conquista. Não é admissível que entrem de moto e carro aqui e que fiquem pichando as paredes, os aparelhos", apontou o prefeito.

Com a revitalização, foi realizado o plantio de árvores nativas e implantação de canteiros de flores. Também foram construídas pista de skate, de caminhada (de 165 metros), área de convívio com bancos, mesas, playground e área de alongamento. Passeios antigos foram remodelados e novos, construídos. A quadra e o alambrado também foram reformados e o espaço ganhou iluminação com lâmpadas led, que consomem menos energia e deixam o ambiente mais claro.