Prefeito participa de aula de abertura do curso de monitores de ecoturismo

01 de Ago de 2015 Cosmo Silva
Serão 240 horas-aula entre agosto e dezembro, que serão realizadas aos sábados e domingos no Bairro Tatetos

O prefeito de São Bernardo participou na manhã deste sábado (1º) da primeira aula do curso de formação de Monitores de Ecoturismo. A aula inaugural foi realizada na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Carmem Tabet, no Bairro Tatetos, na região do pós-balsa. O curso é resultado de parceria entre a Prefeitura e a Fundação Kunito Miyasaka, responsável pelo Parque Ecológico Imigrantes. O secretário de Gestão Ambiental também esteve no local para dar boas vindas aos participantes.

O programa qualifica moradores da região do pós-balsa para conduzir visitantes em parques naturais, rotas ecoturísticas e outros atrativos ambientais da região, como o Caminho do Sal e a nova rota que será lançada naquela área.

“Todos nós somos agentes transformadores e temos a responsabilidade com o desenvolvimento sustentável de nossa cidade. Esse curso, além de trabalhar a questão da preservação, abre um leque para gerar novas oportunidades a partir de uma ótica socioambiental”, disse o prefeito.

O curso será realizado entre agosto e dezembro e terá 240 horas de carga horária, que serão divididas em teóricas e práticas. As aulas serão semanais e ocorrerão todos os sábados e dois domingos por mês, das 8h às 17h, no pós-balsa e em outros locais e áreas livres dentro dos limites do município.

No total, foram cerca de 100 inscritos que passaram por processo seletivo para participar do curso. Entre as exigências estava ser morador de São Bernardo, ter mais de 18 anos e estar cursando ou ter completado o Ensino Fundamental.

“Esse curso vai trazer novos horizontes para quem se preocupa com as questões ambientais. Para mim, que sou moradora aqui da região do pós-balsa, vai ser muito importante, pois vou trabalhar para que essa região possa se desenvolver sem que o meio ambiente seja degrado”, ponderou Flávia de Oliveira Alves.

Projeto – O Parque Ecológico Imigrantes está sendo implantado na altura do Km 35 da Rodovia dos Imigrantes, em área de 484 mil m² que será destinada ao convívio, estudo do ecossistema e lazer. Com investimento total de R$ 12,87 milhões, o parque será implantado e mantido com recursos de patrocinadores, sob coordenação da Fundação Kunito Miyasaka, com previsão de entrega para fevereiro de 2016.

Entre os objetivos está a promoção do convívio e preservação da natureza, ecoturismo, inclusão social, educacional e qualidade de vida e estudos do ecossistema. O espaço também vai oferecer cursos e atividades de vivências com a natureza, além de trilhas ecológicas e esportes de aventura.

Vistoria – Após fazer a abertura do curso, o prefeito vistoriou algumas ruas no Bairro Santa Cruz, como a Hugo Vieira Pinto e Iara Die Pereira, na mesma região do pós-balsa, que estão sendo asfaltadas.